De acordo com a Associação de Mobilidade Sustentável da Colômbia (Andemos), o mercado de veículos comerciais no país registrou uma queda de 15,1% em 2024. Foram vendidas 11.206 unidades, contra 13.203 em 2023. As vendas de caminhões recuaram 15,4%, somando 9.236 unidades, enquanto o segmento de veículos para transporte de passageiros diminuiu 14,0%, com 1.970 unidades comercializadas.
Segmentos de caminhões
Entre os caminhões, apenas o segmento com até 10,5 toneladas de PBT apresentou alta, crescendo 6,2% com 5.281 unidades vendidas. Já os caminhões acima de 10,5 toneladas registraram uma queda de 37,3%, com 1.568 unidades. Os tracto caminhões tiveram retração de 26,2%, somando 1.904 unidades, enquanto o segmento Volqueta caiu 43,5%, com 483 unidades comercializadas.
Transporte de passageiros
No segmento de veículos para transporte de passageiros, os ônibus convencionais sofreram retração de 35,1%, com 796 unidades vendidas. Em contrapartida, micro-ônibus e busetas registraram crescimento, respectivamente, de 0,4% e 41,8%.
Desempenho das marcas
A Chevrolet manteve a liderança, com 2.484 caminhões vendidos, embora tenha registrado queda de 9,2%. No segmento de transporte de passageiros, a marca também liderou com 625 unidades, uma redução de 16,3%. Destaque para o crescimento da Mercedes-Benz (62,2%), Scania (18,8%), Golden Dragon (195,9%) e Volvo, que registrou um aumento expressivo de 1.185,7%.