A análise dos mercados de veículos comerciais na América Latina evidencia desafios específicos de cada país
O mercado de veículos comerciais na América Latina encerrou 2024 com desempenhos distintos nos países analisados, de acordo com associações automotivas locais. O Peru apresentou crescimento nas vendas, enquanto Chile e Equador registraram retrações.
Peru: Alta de 5,3% nas vendas de veículos comerciais
Segundo a Associação Automotiva do Peru (AAP), o país encerrou 2024 com a venda de 18.247 caminhões e ônibus, um crescimento de 5,3% em comparação às 17.327 unidades comercializadas em 2023. O segmento de caminhões e tratores teve alta de 1,4%, totalizando 15.308 unidades, enquanto o de ônibus e micro-ônibus cresceu 31,7%, alcançando 2.939 veículos.
As vendas acumuladas superaram os resultados dos últimos quatro anos, sendo o desempenho mais significativo dos últimos dez anos. O aumento foi atribuído à renovação de frotas nos setores agrícola, de mineração e de transporte de passageiros, principalmente no segundo semestre.
Chile: Queda de 9,3% nas vendas
No Chile, o mercado de veículos comerciais apresentou retração de 9,3% em 2024, com 14.267 unidades vendidas, contra 15.723 no ano anterior, conforme dados da Associação Nacional Automotriz do Chile (ANAC).
O segmento de caminhões teve queda de 3,5%, com 12.203 veículos comercializados, enquanto o de ônibus registrou redução de 32,8%, com 2.064 unidades vendidas. O baixo desempenho foi atribuído à menor renovação da frota do sistema de transporte público de Santiago e à fraca confiança empresarial.
Apesar disso, dezembro de 2024 apresentou uma recuperação nas vendas de caminhões, com crescimento de 7,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Para 2025, a ANAC projeta crescimento nas vendas de caminhões (13,5%) e ônibus, impulsionado pela renovação de frotas.
Equador: Redução de 5,1% nas vendas de veículos comerciais
No Equador, a Associação das Empresas Automotoras do Equador (AEADE) informou uma queda de 5,1% nas vendas de veículos comerciais, totalizando 14.850 unidades em 2024, contra 15.646 em 2023.
O segmento de caminhões registrou leve redução de 2,5%, com 9.240 unidades vendidas. Já o segmento de ônibus teve retração de 19%, com 802 veículos comercializados, e o de vans caiu 7,3%, totalizando 4.628 unidades.
A Hino liderou as vendas de caminhões, com 1.856 unidades, enquanto no segmento de ônibus, também ficou em primeiro lugar, com 676 veículos. Entre as vans, a KYC liderou com 588 unidades.
Apesar do desempenho geral negativo, o segundo semestre apresentou recuperação, com alta de 1% em relação ao mesmo período de 2023. A expectativa para 2025 é de uma leve elevação nas vendas.
Perspectivas para 2025
A análise dos mercados de veículos comerciais na América Latina evidencia desafios específicos de cada país. No Peru, a demanda crescente e a renovação de frotas mantêm a expectativa de continuidade no crescimento. No Chile e no Equador, a recuperação dependerá de fatores como a retomada de investimentos, renovação de frotas e estímulos ao setor de transporte público e privado.