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Brasil negocia acordo com Peru para transporte internacional de cargas

ANTT busca eliminar sistema de cotas entre os dois países
Por Redação em 27 de junho de 2024 às 7h22
Brasil negocia acordo com Peru para transporte internacional de cargas
Foto: Divulgação/Volvo
Foto: Divulgação/Volvo

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está negociando um acordo bilateral com o Peru para eliminar a atual cota de capacidade dinâmica da frota de transporte rodoviário internacional de cargas entre os dois países. Atualmente, a cota é de 75 mil toneladas, e ao ser atingida, os transportadores brasileiros não podem mais se habilitar para operar rotas para o Peru até que uma empresa deixe a operação.

"O nosso intuito é acabar com esse sistema de cotas", afirmou José Aires Amaral Filho, superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas da ANTT, em entrevista à Agência Infra. Ele destacou que o regime de cotas reduz a concorrência e a eficiência do transporte de cargas.

A ANTT está revisando o sistema de Transporte Rodoviário Internacional de Cargas (Tric) para melhorar tanto os procedimentos internos quanto os acordos internacionais. Entre as melhorias internas, está a aceleração da emissão de licenças originárias e a movimentação de frota, processos necessários para que os transportadores brasileiros possam operar no exterior.

Segundo Amaral, a digitalização e integração eletrônica desses processos reduzirão o tempo necessário para a movimentação de frota de cinco dias para apenas alguns minutos. A ANTT está atualmente na fase de migração de base de dados para implementar essas mudanças. Uma vez concluída a migração, a agência espera evoluir rapidamente na eficiência dos procedimentos.

O objetivo da ANTT é simplificar e agilizar o transporte de cargas entre Brasil e Peru, aumentando a competitividade e eficiência dos transportadores brasileiros.

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