O Grupo México Transportes (GMXT*), a divisão ferroviária do Grupo México (GMEXICOB), finalizou a aquisição que lhe concederá controle sobre o Ferrobuque, um serviço de transporte marítimo de vagões ferroviários entre Estados Unidos e México.
A transação, concretizada por meio de um acordo com Rail Ferry Investment Holdings e G&W Agave Holdings, envolve a compra de 60% das subsidiárias Golfo de Mexico Rail Ferry Holdings e Rail Ferry Vessel Holdings, responsáveis pela operação do serviço de transporte, conforme anunciado em comunicado pelo Grupo México.
Essa aquisição estratégica tem como objetivo aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo Projeto Transístmico, uma iniciativa respaldada pelo governo federal mexicano para competir com o Canal do Panamá no âmbito do transporte marítimo.
Embora os detalhes financeiros da transação não tenham sido revelados, espera-se que a operação seja concluída no segundo trimestre de 2024, sujeita às aprovações regulatórias necessárias. Com essa aquisição, o Grupo México busca alinhar suas operações com o Corredor Transístmico apoiado pelo presidente Andrés Manuel López Obrador (AMLO). O Corredor Transístmico conecta o porto de Salina Cruz no Pacífico ao porto de Coatzacoalcos no Golfo do México.
Sob a liderança do empresário Germán Larrea, o Grupo México já possui uma participação majoritária na Terminales Transgolfo, operadora da terminal do Ferrobuque em Coatzacoalcos, Veracruz. Com essa nova aquisição, a empresa terá controle sobre a terminal portuária do Ferrobuque nos Estados Unidos, localizada em Mobile, Alabama.
O Ferrobuque, uma construção especializada projetada para carregar unidades ferroviárias, realiza sua viagem de porto a porto em aproximadamente três dias, conforme informações da CG Railway. Este meio de transporte foi considerado pela Constellation Brands para o transporte de cerveja produzida em sua nova fábrica em Veracruz para os Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM: