As empresas familiares possuem uma importante participação na estrutura econômica do Brasil e em todo o mundo. No entanto, esse modelo de negócio costuma enfrentar problemas particulares como a gestão do conflito de interesses entre os membros da família que controlam a empresa.
Essas dificuldades podem colocar em risco o crescimento da empresa. Porém, A CAP Logística conseguiu consolidar, ao longo de mais de 20 anos de existência, o seu modelo de negócio, tendo nos últimos cinco anos expandido os seus serviços, apresentando um sólido crescimento e sendo um case de sucesso como empresa familiar.
Para Dannieli Moreira Leite, Conselheira Administrativa na CAP Logística Frigorificada, a capacitação técnica dos membros da família que desejam participar de maneira ativa da gestão da empresa é fundamental para o crescimento do negócio.
"Independente de ser uma empresa familiar, tem que ser uma empresa capacitada profissionalmente. Sendo assim, eu sou defensora de que familiares e herdeiros que queiram estar dentro da empresa precisam se capacitar para as suas funções", afirma à LogTV, o canal da Tecnologística no YouTube.
Dannieli Moreira Leite, antes de assumir a Direção Executiva da empresa e posteriormente o Conselho Administrativo, atuava no segmento de odontologia. Durante anos ela se capacitou realizando formações e MBA nas áreas de Gestão Empresarial e Finanças, Controladoria e Auditoria, todas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre outros cursos.
Atualmente, a CAP Logística possui duas unidades: São José dos Pinhais (PR) e Paranaguá (PR). A empresa que ficou conhecida no mercado de logística pela sua estrutura em armazenagem, atua agora também com novos serviços como o transporte de cargas.
Confira a entrevista completa no programa "A Logística na Cadeia do Frio".