Companhia de bebidas tem como objetivo reduzir o consumo de combustível e o índice de reentregas, além de agilizar a montagem das cargas
A BR Express – empresa responsável pelo desenvolvimento de sistemas e consultoria logística – está operando, desde o final de setembro, o sistema BR inCity, para otimizar o processo de roteirização da Refrigerantes Dolly na região da grande São Paulo, litoral paulista e interior de São Paulo num raio de 200 km da capital.
Além do processo de roteirização, que otimiza as rotas de entrega e reduz o consumo de combustível e o tempo, a BR inCity automatiza a formação de cargas.
O diretor da BR Express, Fabrizio Passari, explica que o sistema é instalado no servidor do cliente e trabalha integrado ao sistema coorporativo de vendas. “Assim que o pedido é fechado, a informação sobre a quantidade comercializada e a localização dos pedidos é transmitida ao roteirizador. O sistema cria então regiões de entrega e aloca os caminhões que partem do CD da empresa”, descreve.
Anteriormente, a Refrigerantes Dolly montava suas cargas de uma maneira manual, o que, em função do volume, tornava o trabalho pouco eficiente. Com a parceria, a meta da companhia de bebidas é reduzir os custos com combustíveis e o tempo de montagem das cargas. Outra meta é aumentar o número de recargas, realizando pelo menos duas viagens por dia, e reduzir as reentregas – devoluções às lojas com reprogramação de entrega.
De acordo Passari, o consumo de combustível deve ser reduzido em 15% com a utilização do sistema. Já o tempo de montagem de cargas, que consumia de quatro a cinco horas, agora exige de 40 minutos a uma hora. Já o índice de reentregas pode cair 10%, enquanto a capacidade de movimentação deve apresentar crescimento de 10% a 15%.