A MAN Latin America e a Petrobras iniciaram estudos de novas tecnologias em combustíveis e motores. O projeto é o primeiro resultado de um convênio tecnológico firmado entre as empresas no fim de 2011.
Os testes em bancada acontecem no Laboratório de Emissões Veiculares do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), localizado em Curitiba, que recebeu investimentos de R$ 6 milhões da Petrobras. Trata-se de um centro de pesquisas, sem fins lucrativos e autossustentável, que obtém recursos por meio da venda de projetos de pesquisa e desenvolvimento.
Com a pareceria, testes realizados pela equipe do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) utilizarão os motores MAN D08 e MAN D26, que equipam grande parte dos caminhões e ônibus da montadora, como base para o desenvolvimento de novos combustíveis e motores que propiciem aumento de eficiência energética e diminuição nos níveis de emissão de poluentes.
Entre as atividades previstas estão estudos de desempenho dos motores com diversos combustíveis, avaliação dos sistemas de tratamento e pós-tratamento de gases de escape e testes de desempenho mecânico de motores com tecnologia Euro 5, além de pesquisas tecnológicas e científicas. A bancada está preparada para testar motores de até 440 kW de potência.