A PC Sistemas, em conjunto com alguns de seus parceiros como Yale, Bertolini, Itautec, GS1 e Seal, inaugurou, na última quinta-feira, dia 21 de junho, em Goiânia, o Centro de Excelência e Inovação em Logística, o Ceilog Ana Patrus. O empreendimento, que demandou investimentos de R$ 2,4 milhões, surgiu para estimular a busca por soluções viáveis e acessíveis que atendam aos problemas logísticos de planejamento, simulação, otimização, monitoramento, execução e controle da circulação das cargas na cadeia de abastecimento. Além disso, o centro buscará estimular pesquisas para explorar a inovação tecnológica e aplicar as soluções desenvolvidas em projetos customizados de processos logísticos.
De acordo com o CEO da PC Sistemas, Wagner Patrus, o objetivo é utilizar o Ceilog como um instituto de pesquisas para o desenvolvimento de soluções capazes de alavancar a competitividade das empresas e apoiar o crescimento sustentável de suas operações.
Segundo o diretor de Estratégia da PC Sistemas, Ezequiel Borges, as atividades do centro são fundamentadas no conceito de inovação aberta. “Partimos do princípio da combinação de ideias”, resume. O executivo explica que um dos estudos está diretamente relacionado aos operadores logísticos . “Realizamos testes de soluções de identificação por radiofrequência (RFID), desenvolvendo e adequando às necessidades específicas de cada negócio. Nossa ideia é facilitar o inventário e a localização das mercadorias a partir da implementação da etiqueta de RFID no palete”, diz. Ainda de acordo com o executivo, a meta é, também, otimizar a gestão do transporte realizada em diferentes centros de distribuição, reduzindo os custos.
Há outras tecnologias em estudo. Os destaques ficam por conta do voice picking, pick to light, GIS (geoprocessamento e georreferenciamento), além da análise de monitoramento via GPS ou GPRS e mobilidade – localização, por exemplo, via celular ou wireless.
Borges destaca que todo o mercado terá acesso as inovações promovidas pelo Ceilog por meio de visitas técnicas ao espaço, participação nos eventos e cursos de capacitação. Além disso, completa, o Ceilog está apto a realizar estudos e diagnósticos em diferentes companhias.