O total de recursos envolvidos no primeiro ano de vigência do contrato supera os R$ 120 milhões. O acordo prevê o fornecimento, pela Bunge, de 374 vagões para a Ferronorte. Desses, 190 são vagões novos tipo HFT e 17 locomotivas, que everão entrar em circulação até o segundo semestre deste ano entre os terminais da Ferronorte em Alto Taquari, no Mato Grosso, e o do Porto de Santos (SP). A operação logística do trecho ficará a cargo da Ferronorte.
Neste ano, a Ferronorte vai escoar para a Bunge um milhão de toneladas de soja produzida no Mato Grosso. Em 2006, esse volume deve subir para 1,6 milhão e atingir 1,7 milhão em 2007. Nos três primeiros anos, as cargas da Bunge Alimentos serão exportadas pelo Terminal XXXIX de Santos, que a Ferronorte mantém em parceria com a Caramuru Alimentos.
A parceria com clientes para investimentos em equipamentos e em via permanente faz parte de um novo modelo de gestão de negócios que a Brasil Ferrovias, controladora da Ferronorte, vem adotando desde o final de 2003. A holding mantém contratos semelhantes com a ADM, Cargill, Coinbra e Amaggi. Atualmente, possui 314 locomotivas e 11 mil vagões, dos quais dois mil foram fornecidos por clientes.
A Brasil Ferrovias integra, através de suas controladas Ferroban, Ferronorte, Novoeste e Portofer, um sistema ferroviário com 4.500 kms de linhas férreas que cobrem São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além de servir a Goiás e Minas Gerais com a hidrovia Tietê-Paraná.
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