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Kion South America inaugura fábrica em Indaiatuba

Com 10 mil m² de área de produção a unidade está apta para fabricar máquinas elétricas e a combustão das marcas Still e Linde
Por Redacción el 25 de marzo de 2013 a las 15h56 (atualizado em 01/04/2013 às 16h38)

A Kion South America, empresa do Grupo Kion que atua no Brasil com as marcas Linde e Still, inaugurou nova fábrica, no último sábado, 22 de março. Localizada em Indaiatuba (SP), a planta possui área total de 50 mil m², sendo 16 mil m² operacionais – 10 mil m² destinados à área de produção e o restante utilizado pelos departamentos administrativos – e tem capacidade para produzir até 20 mil empilhadeiras, elétricas e a combustão das duas marcas por ano. Ao todo, a companhia investiu 16 milhões de euros nessa unidade.

Segundo o presidente da Kion South America, Frank Bender, com essa fábrica a companhia terá melhores condições de atender as demandas dos clientes no Brasil e na América do Sul. Antes, a empresa fabricava – na unidade localizada no Rio de Janeiro, que foi desativada com a inauguração da nova unidade em Indaiatuba – apenas empilhadeiras elétricas e transpaleteiras das duas marcas. “Neste primeiro momento vamos fabricar empilhadeiras de 2,5 t”, afirma.

O executivo ressalta, ainda, que nessa nova unidade industrial todo o ciclo de produção pode ser visualizado – desde a entrada da matéria-prima até a inspeção final de qualidade do produto acabado.

Já para se aproximar ainda mais dos clientes, a unidade conta com uma área de eventos, chamada de Arena, instalada dentro da fábrica. O espaço, que possui 700 m² e capacidade para 150 pessoas, serve para que o departamento de vendas da Kion apresente as funcionalidades das máquinas Linde e Still.

Presente à inauguração, o CEO do Grupo Kion, Gordon Riske, destacou a flexibilidade da nova estrutura. “Com a combinação de produção dos equipamentos elétricos e de combustão podemos reagir com rapidez às alterações de demanda do mercado. Agora, estamos mais próximos de nossos clientes”, diz acrescentando que a América do Sul é uma região dinâmica que cresce e apresenta boas oportunidades.

Riske reforçou, também, o compromisso da companhia com a região. Segundo ele, a inauguração da fábrica não significa que os planos foram concluídos. Existem planos da empresa para investir na sua rede de vendas e serviços e no canal de distribuição de peças.

A afirmação de Riske é reforçada pelos dados apresentados durante o evento pelo presidente da Kion South America, Frank Bender, que indicam que já este ano a nova planta produzirá entre 5 mil e 6 mil máquinas. “Nossa expectativa é comercializar 10 mil máquinas na América do Sul, sendo que o mercado brasileiro deve absorver em torno de 7.500 equipamentos”, calcula. Vale lembrar que, além da fabricação local, a Kion importa produtos. Hoje, informa Bender, a companhia possui 28% de participação no mercado, sendo 20% com a marca Still e 8% com a Linde. A meta, anuncia, é chegar a 35%.

A escolha do município de Indaiatuba se deu, segundo o presidente da Kion South America em função de estar em uma região estratégica do ponto de vista logístico, principalmente pela proximidade com um dos principais aeroportos de cargas do País, Viracopos, em Campinas (SP).

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