Equipamento, hoje, é aplicado na operação da Louis Dreyfus. Meta é expandir o portfólio
Após seis meses de trabalho, a Dedini finalizou, na primeira quinzena de fevereiro, a montagem de quatro dos dez tanques de transporte de suco de laranja encomendados pela Louis Dreyfus. Fabricados em Piracicaba (SP) e montados em um navio atracado no Porto de São Sebastião (SP), os tanques foram concebidos em parceria com a empresa holandesa Trilobes. Segundo o presidente da Dedini, Sérgio Leme, é a primeira vez que uma companhia produz no Brasil tanques de estocagem para transporte de suco NFC (líquido fresco). Em setembro, os seis tanques restantes estarão montados. O valor do negócio e o montante utilizado na concepção dos tanques não foram divulgados.
Os equipamentos de armazenagem têm cada um 17 metros de altura, 12 metros de largura e comprimento e capacidade para armazenar 1.700 toneladas. Os tanques são autorrefrigerados e possuem painel isotérmico, o que garante assepsia para o conteúdo. O gerente de Orçamentos da Dedini, Ademir Fuzatto, explica que os tanques são dispostos no navio envoltos por uma estrutura (box) com resfriadores.
De acordo com o gerente, os tanques introduzem mudanças na logística de exportação dos produtos. Isso porque, eles permitem utilizar praticamente qualquer navio cargueiro, com algumas adaptações, como a instalação de um tablado para evitar que o tanque fique em contato direto com o casco do navio. Além disso, cada tanque instalado no convés da embarcação atua como módulo reversível. “Podemos retirá-lo de uma embarcação e instalá-lo em outra. A empresa que o utiliza não precisa de navios dedicados”, afirma. A caracteriza torna, ainda, o equipamento compatível com o transporte de outros produtos.
A novidade é uma alternativa, também, aos tradicionais embarques em tambores. Outra vantagem está na possibilidade de atendimento a demandas inferiores à lotação de um navio especializado em granel líquido.
Sem revelar detalhes, Fuzatto adianta que a companhia prepara para 2010 o lançamento de tanques semelhantes, mas com dimensões diferenciadas a fim de atender necessidades específicas dos produtores de suco de laranja. Faz parte da estratégia, também, disponibilizar equipamentos reversíveis para a movimentação de outros tipos de produtos, como combustíveis.