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Volvo apresenta solução de segurança

Por Redacción el 2 de mayo de 2008 a las 15h24 (atualizado em 05/05/2011 às 16h11)
Volvo apresenta solução de segurança

 

A novidade integra pacote de equipamentos para incrementar a segurança ativa

A Volvo do Brasil apresentou, no último dia 29 de abril, o Volvo Safety Truck, um conjunto de ferramentas que promove a segurança ativa do veículo. Airbags, freios ABS, o ESP (Eletronic Stability Program) – tecnologia que reduz a possibilidade de derrapagem em pistas escorregadias e de capotamento em curvas fechadas –, o LKS (Lane Keeping System), que impede o deslocamento lateral para a outra faixa de rodagem, o Alcolock, um bafômetro incorporado à cabine, e o ACC2, dispositivo que auxilia o motorista, mantendo o caminhão a uma distância constante e segura do veículo à frente, são os equipamentos que compõem o pacote.

A novidade incorpora ainda outros itens de segurança, como faróis de Xenon, freio VEB (Volvo Engine Brake) que é capaz de realizar a frenagem de 500 cavalos, além do sistema de freio a disco gerenciado eletronicamente, o EBS. Os caminhões possuem, ainda, a caixa eletrônica I-Shift com trocas automatizadas, faróis luz do dia, alarme do freio de estacionamento, cinto de segurança integrado ao banco do motorista, luzes internas, sistema antiintrusão frontal (FUPS) e nas saias laterais, alarme e imobilizador de partida, detector de fumaça dentro da cabine e suspensão a ar com controle eletrônico.

Segundo o presidente da Volvo do Brasil, Tommy Svensson, o foco dos lançamentos é a segurança ativa que evita acidentes e reduz os impactos. O executivo lembra, ainda, que as tecnologias empregadas nos caminhões da montadora trazem benefícios a toda a sociedade uma vez que, diminuindo o número de acidentes, haverá redução de mortes nas estradas.

O gerente de Planejamento Estratégico da Volvo do Brasil, Sérgio Gomes, ressalta que os equipamentos são exclusivos da marca e únicos na América Latina. Ele também reforça a tese da segurança ativa. “Antes estávamos focados em reduzir as conseqüências do acidente. Agora, vamos prevenir os riscos”, diz.

O gerente de Vendas Caminhões Linha F, Bernardo Fedalto, reconhece que as tecnologias ainda são caras para serem implementadas devido à economia de escala, mas faz uma ressalva. “A aplicação é barateada se for comparada ao investimento total na aquisição do veículo e aos benefícios gerados”, afirma. A meta da empresa é a de que em dois anos todos os itens estejam incorporados aos veículos e à disposição dos clientes.

Novos equipamentos

A função do ESP é detectar situações de perigo para o veículo, atuando de forma a prevenir eventual acidente. O engenheiro de Vendas de Caminhões da Volvo do Brasil, Glênio Karas, explica o funcionamento da novidade: “Quando o veículo entra em uma curva com uma velocidade maior que a necessária, por exemplo, o sistema automaticamente reduz o torque e faz uma intervenção individual nos freios nas rodas”, relata. Essas ações são possíveis graças a um conjunto de dispositivos do ESP. 

Vale lembrar que tudo é realizado após as informações do desempenho serem obtidas por meio de sensores de direção no volante, de aceleração lateral do veículo e da velocidade nas rodas. O gerente de Planejamento Estratégico, divulga que o levantamento realizado pela União Européia dá conta de que a introdução do ESP pode reduzir em até 35% os risco de acidentes.

Já o Alcolock é um medidor eletrônico do grau de ingestão alcoólica e impede a condução do veículo com um motorista sob influência de álcool. O dispositivo obriga o motorista a usar o bafômetro, uma vez que a partida só pode ser realizada se o teste demonstrar que o nível alcoólico do condutor está nos limites permitidos pela legislação. O bloqueador é composto de uma unidade central e uma portátil, com bocal substituível. Se o hálito do condutor contiver traços de álcool, a unidade central cortará a alimentação de corrente no sistema elétrico, impedindo, assim, que o motor seja ligado.

Os dispositivos LKS e ACC2 completam o Volvo Safety Truck. O primeiro, sigla em inglês para sistema de monitoramento de faixas de rodovias, previne a saída involuntária do caminhão da pista por meio de sinais sonoros. Já o ACC2, além do alerta sonoro, incorpora também sinais luminosos, toda vez que o caminhão se aproximar demais do veículo que está à frente. Quando há necessidade, os freios motor e de serviço são acionados.

www.volvo.com.br

 

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