A ferramenta permite o gerenciamento do frete e disponibiliza cartões de vale-pedágio
A redução de custos é uma luta contínua para a maioria das empresas hoje em dia. A oferta de ferramentas disponíveis no mercado também é grande. Na hora da escolha, é necessário conhecer os benefícios que elas podem trazer.
No caso da Líder, empresa do segmento rodoviário de cargas, estava difícil controlar os fretes através de ordens de pagamento convencionais e fornecer várias vias ao motorista para cobrir todos os gastos efetuados na operação, incluindo pedágios, combustíveis e outras eventualidades. A solução foi adotar o Repom Express, uma ferramenta desenvolvida para otimizar a gestão de fretes com vistas a obter melhor controle, agilidade e controle nas operações, aperfeiçoando a logística e eliminando a carta-frete e outras soluções burocráticas.
Segundo Renzo do Amaral Braz, diretor-superintendente da Líder, “a confiabilidade da integração do sistema da Repom com o nosso, a facilidade em identificar onde o caminhoneiro quitou o frete e o recolhimento rápido da documentação nos postos foram fatores decisivos na implementação deste sistema”, diz.
Implantada em 2006, a ferramenta está totalmente integrada ao sistema Microsiga da empresa, contempla toda a frota de 240 caminhões próprios, mais 800 terceirizados e já permitiu uma redução de custos da ordem de cem mil reais para a empresa.
A maior dificuldade da Líder era confirmar as entregas das cargas, em especial as realizadas pelos agregados. Agora, com o Repom implantado, é possível acompanhar toda a operação em tempo real, inclusive o pagamento nos postos de combustível. Pois esta tarefa foi simplificada à medida que o próprio sistema efetua o recolhimento da documentação, eliminando a necessidade de contatá-los um a um.
Além de promover toda essa mudança na gestão de fretes, o Repom também possui o Vale-Pedágio, o único do mercado baseado em uma plataforma tecnológica desenvolvida especificamente para o segmento de transporte e logística, gerando total controle sobre o processo de emissão. “Para utilizá-lo, basta informar a origem e o destino da carga que o próprio sistema traça o roteiro, com os valores das praças calculados e creditados nos cartões que ficam em posse dos motoristas, sem a intervenção do usuário”, explica o executivo.
Os cartões de Vale-Pedágio da Repom, que têm parceria com Visa, são equipados com chips de memória e são carregados diretamente no website da Repom (http://www.repom.com.br/), através de um leitor ligado a um PC conectado à internet ou em terminais instalados nos postos credenciados.