A Andrade Gutierrez está apostando em um caminhão não tripulado de alta precisão para aplicação em obras de maior risco no mercado de mineração e construção pesada. Lançado em agosto do ano passado, o veículo, batizado de 4.Zero foi criado pela construtora em parceria com a Volvo e a ACR e deve estar presente em diversas obras da Andrade Gutierrez já neste ano de 2023.
O caminhão é operado remotamente a partir de sete câmeras veiculares, que têm suas imagens transmitidas para dois televisores na cabine de operação. Lá, um profissional treinado controla o equipamento por controle remoto com sinal de rádio a até 2 km de distância.
Leia mais: Volvo lança caminhão pesado 100% elétrico
O 4.Zero também se destaca por ser o único do mercado que permite a alternância imediata entre os modos tripulado e não tripulado, mantendo todas as funcionalidades, sem necessidade de adequações mecânicas. Além disso, também é o único que pode ser fornecido de fábrica já preparado para receber e atuar com sinais de rádio controle.
“A tecnologia anda de mãos dadas com o projeto de inovação da Andrade Gutierrez, que vem modernizando todas as obras. Desde 2018, com a criação do Vetor AG, nosso Programa de Inovação Aberta, a construtora traz as principais tecnologias do mercado para acelerar a engenharia 4.0 e o caminhão é nossa aposta própria para integrar outras soluções, trazendo segurança e diminuindo riscos”, explica André Medina, gerente de Inovação e responsável pelo Vetor AG, programa que já viabilizou mil conexões com startups, além de ter acelerado mais de 30 iniciativas e contratado mais de 25 soluções.