O Freto, marca da Divisão Frota e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil e que atua como marketplace do mercado rodoviário realizando negociações de transporte, anuncia que já totaliza 250 mil veículos cadastrados e 100 mil caminhoneiros utilizando o serviço. A tecnologia reúne a expertise global do grupo no mercado rodoviário e movimenta, atualmente, 150 mil toneladas de cargas por dia em todo o Brasil. Desde o seu lançamento, a plataforma viabilizou mais de 1 milhão de contratações, em um ambiente 100% digital, onde há o encontro do transportador, da indústria e do caminhoneiro. Os números foram alcançados após um ano e meio do início das operações.
A marca também lançou no mercado um serviço de monitoramento de viagem via Whatsapp. Agora, a cada entrega, o caminhoneiro vai receber uma mensagem para o acompanhamento de sua viagem e poderá enviar todo o status do transporte e o envio dos comprovantes necessários via whatsapp, interagindo com o chabot do Freto para facilitar os processos do dia a dia.
O Head do Mercado Rodoviário da Divisão de Frota e Soluções de Mobilidade Edenred Brasil, Thomas Gautier, explica que se trata de um ambiente seguro porque o caminhoneiro tem a disponibilidade de uma carga, sem precisar ficar parado em algum pátio, sujeito a aglomerações e sem a disponibilidade de serviços básicos como de alimentação e higiene, que podem estar fechados.
“A solução traz uma melhora significativa na qualidade de vida do caminhoneiro e dá a ele autonomia de planejar seu trabalho e carregamento, otimizando sua rota e tempo. Outro diferencial está no aspecto da negociação acontecer de forma digital e sem intervenção humana, ou seja, no Freto não acontecem negociações de valores fora desse ambiente. O valor do frete que o caminhoneiro aceitar na plataforma, será o que ele realmente vai receber pelo transporte”, diz Gautier.
Funcionalidades
A ferramenta, disponível por meio de aplicativo para Android, permite em seu painel que os transportadores consultem as cargas disponíveis, o volume e o valor do frete. Os dados da mercadoria e o valor definido para o transporte são cadastrados diretamente pelo embarcador e, diante da disponibilidade, basta sinalizar o interesse no transporte e a contratação é iniciada.
Os embarcadores acessam a lista dos caminhoneiros interessados no seu frete, que ingressam na plataforma após atenderem critérios, como habilitação específica e permissão para o transporte de determinadas cargas.
“Com a solução, é possível que o embarcador tenha mais visibilidade do processo logístico como um todo e maior autonomia de gestão. O Freto assegura a legalidade e o compliance exigidos, a otimização de prazos (SLAs) e garante uma melhoria significativa no nível do transporte, tendo em vista o ambiente totalmente confiável e seguro”, garante Gautier, Head do Mercado Rodoviário da Divisão de Frota e Soluções de Mobilidade Edenred Brasil.