A BYD anunciou, durante a feira Intermodal, que seu caminhão elétrico multivocacional eT8E, já empregado na movimentação de resíduos, começará a ser aplicado em operações de entregas urbanas. Vale lembrar que para disponibilizar o veículo para o novo segmento a companhia utilizará o mesmo chassi utilizado para coletas.
O eT8E conta com peso bruto total (PBT) de 21 toneladas e 30 t nas configurações 4x2 e 6x2, respectivamente. A potência máxima é de 180 kW – o que corresponde a 245 cavalos –, torque máximo de 1.500 Nm a 0 RPM e autonomia para 204 km. A capacidade de carga útil é de 13 t.
Segundo o diretor de Vendas da BYD, Carlos Roma, a expectativa é que os caminhões sejam direcionados a operações noturnas. Algumas características contam a favor, como a não emissão de ruídos do veículo. Além disso, as movimentações à noite permitirão carregar o caminhão em sua totalidade, já que a maior velocidade empregada no turno possibilita a realização de mais entregas.
Sem revelar detalhes, Roma divulga outra ação. De acordo com ele, os caminhões da empresa começarão a ser utilizados, também, no transporte de carga intermunicipal. “Nossos produtos para o ano de 2019 são para nichos. Iremos atuar junto a clientes que possuem em suas operações um nível alto de consumo e quebra de veículos”, diz.
O diretor completa dizendo que os caminhões, devido à configuração – capacidade para armazenar 217 kWh –, podem ser utilizados ainda como geradores de energia.