A VLI Logística investiu R$ 10 milhões para a instalação do sistema de segurança anti-incêndio Firefly nos terminais de Uberaba (MG), Porto Nacional e Palmeirante, ambos em Tocantins. Na unidade mineira parte do sistema já está em funcionamento, enquanto nos outros terminais a solução já funciona integralmente.
A estratégia dá continuidade ao plano de instalação do sistema pela companhia em suas unidades. Vale lembrar que a ação teve início no Terminal Integrador Guará (SP), estrutura de transbordo rodoferroviário de açúcar. Desde a implantação do Firefly no local, há dois anos, junto com o início das operações no terminal, não há registro de ocorrências de princípio de incêndio.
O funcionamento do sistema é simples. Um conjunto formado por sensores e cabos detecta alterações mínimas de temperaturas e faíscas durante a passagem das cargas pelas correias transportadoras. Se necessário, o sistema pulveriza água em toda a área em uma fração de segundos, impedindo a formação de incêndio.
“A partir do monitoramento 24 horas conseguimos identificar pontos onde a temperatura apresenta alterações e passamos a inspecioná-los preventivamente”, completa o gerente geral de Terminais Sudeste, Leopoldo Gimenes.
Já o gerente geral de Terminas Centro-Norte, Denilson Marques, afirma que o maior investimento da companhia são as pessoas, por isso os sistemas de proteção e monitoramento para a redução e controle de riscos de acidentes tornam-se ferramentas essenciais. “Com o Firefly garantimos um nível de confiança maior de todo o transbordo das cargas nos terminais que recebem açúcar e grãos”, diz.