Depois de um ano de testes, a Mercedes-Benz do Brasil passa a disponibilizar no mercado seu caminhão extrapesado Axor para operações fora de estrada, dos modelos 3344 e 4144, com o câmbio totalmente automatizado PowerShift de 12 marchas. Além disso, a montadora investiu e desenvolveu elementos específicos para a aplicação off-road, como protetor de cárter, estribos flexíveis, espelho frontal, sensor de inclinação e filtro de ar posicionado na lateral superior direita da cabine, que proporciona proteção contra avarias e eventuais quebras do filtro causados por impactos com terreno acidentado.
O conforto na condução – baseado no conceito Econfort – mesmo em condições severas de operações em segmentos como canavieiro, madeireiro, mineração e em canteiros de grandes obras de infraestrutura e construção civil, também foi pensado e colocado em prática com os novos bancos com perfil envolvente e diversas regulagens. A novidade tem como objetivo ampliar o nível de conforto oferecido pelos caminhões Axor aos motoristas, que passam a desfrutar de mais praticidade e facilidade, ampliando, assim, a produtividade do condutor do veículo, com menos cansaço e estresse ao final da jornada.
Segundo o diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, Ari de Carvalho, as novidades asseguram força elevada, capacidade de carga, resistência e durabilidade, graças também ao trem de força Mercedes-Benz, eixos traseiros e chassi robusto.
Câmbio
O Mercedes PowerShift – câmbio mecânico com acionamento totalmente automatizado e sensor de inclinação, sem pedal de embreagem – pode ser operado no modo automático ou manual, dependendo da preferência do motorista. A manopla do PowerShift está localizada em um console rebatível junto ao apoio de braço do banco do motorista. Realiza os engates de forma rápida e suave, aumentando o conforto para o motorista.
O câmbio, com trocas de marchas mais precisas, também tem como objetivo reduzir o consumo de combustível. Além disso, tem potencial de diminuição de diferenças de consumo médio existentes entre motoristas da mesma frota, melhorando o resultado geral da empresa de transporte, com menor custo operacional e mais rentabilidade para os clientes.
O Mercedes PowerShift conta com três funções inteligentes que agregam mais desempenho, economia e conforto: EcoRoll, Manobra e a tecla Power Mode Off-Road, para aplicações fora de estrada, que aumenta ainda mais a força do Axor em situações extremas. Ao ligar o motor do caminhão, automaticamente o Power Mode Off-Road é acionado. Com isso, o motorista passa a ter maior controle da troca de marcha pela posição do pedal do acelerador, o que traz mais torque e força para puxar a carga, evitando assim a troca desnecessária de marchas.
A função Power Mode Off-Road pode ser desabilitada quando o veículo está na rodovia, bastando apertar uma tecla no painel. Assim, entra em operação o EcoRoll, que coloca a transmissão do veículo em neutro quando não há demanda de torque. Isso ocorre de forma segura e controlada, sem a intervenção do motorista, auxiliando na redução do consumo de combustível.
Já a função Manobra propicia um controle preciso do veículo na movimentação em pátios e manobras, contribuindo para uma maior segurança. O câmbio Mercedes PowerShift, disponível para os caminhões Axor fora de estrada, conta com sensor de inclinação. Essa tecnologia identifica a inclinação, proporciona conforto na regressão das marchas, lógica na regressão, segurança na subida e proteção contra o sobregiro.
Novos bancos
A Mercedes-Benz também está introduzindo em seu portfólio uma nova geração de bancos, tanto para o motorista quanto para o passageiro, que traz diversas regulagens para melhor adequação às necessidades dos clientes. Com acabamento lavável, os bancos se destacam pelas múltiplas regulagens, cintos de segurança integrados, disponibilidade de suspensão pneumática e vinil, com aparência de couro, nas versões Standard e Conforto, para os caminhões Axor fora de estrada.
Com design diferenciado, os novos bancos se caracterizam pelo encosto com perfil mais envolvente, que remete à imagem de um arrojado banco de automóvel. Os assentos tiveram sua espessura de espuma aumentada em 10 milímetros em relação à versão anterior. O novo acabamento em vinil está mais suave ao toque, mais macio, aumentando a sensação de conforto, além de facilitar a limpeza, característica importante para um veículo fora de estrada.
Os novos controles laterais dos bancos do motorista e do passageiro são ergonômicos e de fácil manuseio. Eles possibilitam ampla gama de ajustes, como amortecimento, inclinação e altura do assento, controles para baixar ou levantar o banco, a fim de facilitar a entrada e a saída do motorista, ajuste do encosto das costas e dos apoios de braço.