O Terminal de Contêineres MultiRio, localizado no Porto do Rio de Janeiro e pertencente ao Grupo Multiterminais, recebeu, neste mês de janeiro, um novo portêiner super post-panamax e quatro RTGs full electric, da fabricante chinesa ZPMC.
Os novos RTGs, que também entrarão em operação em março deste ano, têm capacidade para erguer 40 t de carga e trabalhar com pilhas de seis contêineres de altura por seis de largura, formando grupos maiores que a operações tradicionais com empilhadeiras. Totalmente elétricos, eles não consumem combustíveis fósseis e não poluem o ambiente.
“As aquisições fazem parte do plano de expansão dos terminais do Grupo Multiterminais no Porto do Rio, que visa atender à demanda futura, aumentando a eficiência, o espaço e melhorando os serviços”, explica Paulo Klien Vega, gerente Comercial do grupo. Dentre os equipamentos previstos no plano estão seis portêineres, três deles já em operação, e 30 RTGs, 12 também já em pleno funcionamento.
O plano abrange ainda a expansão do cais e a construção de novas edificações. O total de investimentos é de aproximadamente R$ 590 milhões, dos quais aproximadamente R$ 360 milhões já foram efetuados.
As obras no cais estão concluídas e devidamente licenciadas. Ao todo, a Multiterminais construiu novos 550 metros, fazendo com que o cais dos terminais de veículos e contêineres alcançasse 1.160 metros de extensão, acrescidos de dolphin de amarração e atracação para navios cargueiros roll on-roll off (ro-ro).
Encontram-se atualmente em fase final de construção três novos armazéns, com cerca de 20 mil m² de área total. A previsão para a conclusão das obras também é o mês de março.
Já o edifício garagem, terceira parte do plano de expansão, acaba de ter suas obras iniciadas. O objetivo é verticalizar a armazenagem de veículos, possibilitando um aumento de 7 mil para 12 mil vagas, em uma área menor.