Equipamento fabricado pela Smiths Detection utiliza tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres
A Terminais Portuários de Navegantes (Portonave-SC) passou a contar, desde maio, com um equipamento móvel para inspeção de contêineres em caminhões. O escâner, fabricado pela empresa britânica Smiths Detection, demandou investimento de R$ 3,8 milhões.
O modelo HCVM-T apresenta capacidade para inspecionar contêineres em até 150 veículos por hora utilizando tecnologia de reconhecimento ótico de caracteres (OCR, na sigla em inglês), que realiza automaticamente a leitura do número do contêiner.
O equipamento chegou ao terminal no fim de fevereiro e obteve liberação da Receita Federal no dia 22 de abril – e deveria entrar em operação no fim de maio. De acordo com o diretor-superintendente Administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, a aquisição faz parte dos planos de atualização tecnológica do terminal.
Por tratar-se de um escâner móvel sobre rodas – com 13,6 metros de comprimento e 2,5 m de largura –, a atividade de inspeção, que dura 20 segundos e não demanda a saída do motorista de dentro do caminhão, poderá ser realocada para atender a operações específicas quando necessário.