O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) divulga que realizou, no último mês de janeiro, 81 movimentos por hora (mph). O número representa performance 145% superior à obtida no mesmo mês do ano passado, quando o terminal obteve média de 33 mph.
O resultado é fruto do projeto de adequação e modernização do TCP, iniciado em 2011, quando o terminal teve 50% de participação adquirida pelo fundo norte-americano Advent. Estão sendo investidos R$ 300 milhões na obra do novo cais de atração, que foi iniciada está previsto ser inaugurado ainda este ano, e na aquisição de equipamentos.
Outros fatores contribuíram para o desempenho. Em dezembro de 2012, a autoridade portuária liberou Paranaguá para operar navios de 368 metros de comprimento por 51 m de boca. Segundo o diretor-superintendente e Comercial do TCP, Juarez Moraes e Silva, trata-se do maior navio full contêineres já liberado pelas autoridades portuárias da América Latina. Além disso, o terminal teve todas as restrições de navegação noturna retiradas.