O Tecon Salvador, terminal de contêineres operado pelo grupo Wilson,Sons, informa que adotou, em outubro, um sistema de janela de atracação para os serviços semanais regulares. O objetivo com a estratégia é realizar as operações portuárias com dia e hora pré-estabelecidos entre o terminal e as companhias marítimas e, desta maneira, garantir o atendimento dos prazos operacionais.
A mudança torna as atracações dos navios mais eficientes. Hoje, o navio chega ao costado de maneira imediata. Porém, tão importante quanto o aumento da disponibilidade de berço, é a previsibilidade e garantia de atendimento ao navio dentro do prazo.
A rapidez na atracação e cumprimento das datas e horários tornam o Tecon Salvador um terminal atrativo. Uma das estratégias é ampliar as linhas marítimas para o Caribe e Costa Leste dos Estados Unidos. O novo sistema se complementa com o agendamento de um gate online implantado em maio deste ano. O serviço permite agendar o horário de entrada e saída de caminhões do terminal, agilizando as operações de coleta e entrega de contêineres no porto. A partir de agora, todas as operações de mar e terra poderão ser atendidas com agendamento prévio. A implementação do sistema de janela faz parte do pacote de investimentos de R$ 180 milhões aplicados no projeto de expansão do Tecon Salvador, que contemplou, também, a aquisição de equipamentos, ampliação do espaço físico do terminal, além de atualização e implantação de sistemas de tecnologia para gestão das operações. As melhorias refletem nos índices operacionais do Tecon Salvador. Em 20112, foram movimentados 262 mil TEUs. Ao final de todas as melhorias – quarto trimestre deste ano – o local terá capacidade instalada para operar 530 mil TEUs.