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Marinha firma parâmetros de operação em Itapoá e São Francisco do Sul

Complexo Portuário da Babitonga, em Santa Cataria, está apto a receber os maiores navios mercante do mundo
Por Redacción el 31 de octubre de 2012 a las 10h32 (atualizado em 12/11/2012 às 11h26)

A Marinha do Brasil emitiu, no mês de outubro, a portaria nº 48/CPSC, por meio da Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC) e em conjunto com a Delegacia da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, que eleva os parâmetros dos navios mercantes que atracam nos portos de Itapoá e São Francisco do Sul, ambos em Santa Catarina.

A portaria, assinada pelo capitão Claudio da Costa Lisboa, homologa os seguintes parâmetros: navios de até 310 metros de comprimento e 40 m de largura no Porto de São Francisco do Sul e até 334 m de comprimento e 46 m de largura no Porto Itapoá.

Marinha firma parâmetros de operação em Itapoá e São Francisco do Sul
Marinha-do-Brasil-legenda---Porto-Itapoá-(SC)-interna

Os calados nos dois portos sofreram variações de acordo com o comprimento dos navios. Além disso, embarcações com até 286 metros de comprimento e 40 m de largura poderão efetuar suas manobras nos períodos diurnos e noturnos.

Neste contexto, o Complexo Portuário da Babitonga, onde estão localizados os dois terminais, torna-se referência nacional na atracação de grandes navios mercantes. Esta tendência é uma característica da navegação moderna, onde os armadores investem cada vez mais na construção de grandes navios, porém poucos terminais têm condições de recebê-los, especialmente no Brasil.

“Este modelo presente em praticamente todos os terminais do mundo, já é muito forte no Brasil. O Complexo Portuário da Babitonga busca se alinhar a essas condições. Estamos trabalhando para contribuir para o desenvolvimento da nossa região e de nosso país”, comenta o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Paulo Corsi.

Já o presidente do Porto Itapoá, Patrício Júnior, enfatiza que desde o início das operações no porto, têm-se trabalhado para buscar melhorias nas condições de entrada e saída dos navios, tornando o Complexo da Babitonga cada vez mais competitivo. “A Baía da Babitonga é um lugar privilegiado. Suas condições naturais de águas calmas e profundidade, somadas ao trabalho coletivo, dão ainda mais satisfação quando vemos uma decisão tão importante como esta”, completa o presidente, referindo-se aos novos parâmetros adotados pelos portos de Itapoá e São Francisco do Sul.

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