O Porto de Imbituba (SC) informa que, em agosto, movimentou 280.638 toneladas, melhor desempenho operacional dos últimos 23 anos. O recorde mensal anterior havia sido computado em novembro de 1988, data em que o terminal movimentou 318.476 t. Ao todo, 22 navios atracaram no oitavo mês deste ano, 19 de longo curso e três de cabotagem. As cargas mais movimentadas foram o coque de petróleo (108.874 t) e o sal (59.510 t), ambos na importação de longo curso. A média mensal de 2012 está em 177.316 t, totalizando 1,4 milhão de t, transportadas por 105 navios até o mês passado.
Segundo o administrador do Porto, Jeziel Pamato, o resultado é mais uma prova do potencial de Imbituba. “A tendência de crescimento está se consolidando. O terminal de contêineres já conta com três serviços e, com o trabalho comercial desenvolvido, em breve poderemos ter mais serviços com novos destinos para importação e exportação da produção de mercadorias do Sul do Brasil”, diz.
O executivo completa dizendo que o porto está efetivamente preparado para oferecer à cadeia produtiva as melhores condições logísticas e custos altamente competitivos a fim de enfrentar a atual crise mundial. “Continuaremos trabalhando para que o Porto de Imbituba mantenha-se em expansão e toda a região se beneficie com este crescimento”, afirma.