Uma semana após a adoção das novas medidas para agilizar o recebimento de fertilizantes pelos portos paranaenses, já é possível perceber resultados positivos nas operações. No dia 2 de julho, os portos de Paranaguá e Antonina descarregaram pouco mais de 41 mil toneladas do produto. Antes da adoção das medidas, a produtividade diária era cerca de 20% menor. Leia mais sobre as novas medidas adotadas clicando aqui.
Os ajustes consistem em disponibilizar três berços alternativos para o recebimento de fertilizantes, além dos dois já existentes em Paranaguá. A movimentação de fertilizantes ainda conta com mais dois berços no Porto de Antonina e um berço exclusivo da Fospar.
A medida ainda dita que os navios que atracam nos berços alternativos têm o direito de concluir a operação de descarga antes da atracação do navio com maior preferência para aquele berço. Antes desta norma, as embarcações com fertilizantes eram obrigadas a desatracar com a chegada do navio preferencial para aquela vaga. Além disso, todos os operadores têm que apresentar produtividade mínima de descarga de seis mil toneladas por dia. Caso contrário, o navio é desatracado.