A Santos Brasil informa que o Tecon Santos, terminal localizado à margem esquerda do Porto de Santos (SP) sob sua administração, registrou na última quarta-feira, dia 11 de janeiro, novo recorde de produtividade. Foram 155,5 movimentos por hora (MPH) – 1.983 contêineres – realizados no navio Maersk Lirquen. A marca anterior, 133 MPH, foi obtida no navio Monte Cervantes dia 1º de junho de 2010.
O indicador mensal de produtividade do terminal nos últimos 30 dias é de 81,42 MPH. O cálculo da média considera o MPH realizado em todas as embarcações no período de 30 dias. O Tecon Santos opera cerca de 100 navios de contêineres por mês.
De acordo com o diretor de Operações da Santos Brasil, Caio Morel, é importante o terminal atingir produtividades excepcionais, como no caso do Maersk Lirquen e do Monte Cervantes, pois isto indica que a média pode aumentar, além de proporcionar ao armador uma escala no porto de menor duração, permitindo, por exemplo, uma navegação em menor velocidade para a sua próxima escala. “Isto reduz custo de combustível, que hoje pesa bastante para operadores marítimos”, diz.
Para manter o nível operacional a companhia anuncia que tem feito investimentos constantes no treinamento de seus colaboradores e na modernização tecnológica do terminal, com aquisição de equipamentos. O investimento realizado, desde 1997 quando assumiu a concessão, soma R$ 1,9 bilhão. Os aportes foram destinados exclusivamente às obras de ampliação de cais e de pátio, modernização tecnológica e capacitação profissional. “Por ter aumentado a produtividade de forma estruturada, ou seja, alcançada de forma homogênea em todas as operações, o Tecon Santos reduziu o tempo médio de escala de seus clientes. Esse é o ganho tangível do aumento da produtividade”, afirma.