Três novos rebocadores já fazem parta da frota da Vale que apoia as operações no Terminal de Ilha Guaíba, localizado em Mangaratiba, sul do Rio de Janeiro. Com os nomes de “Timbopeba”, “Guaíba” e “Mutuca”, eles completam uma lista de 51 embarcações encomendadas pela empresa a estaleiros brasileiros, para garantir segurança e competitividade na ampliação de suas operações portuárias e marítimas.
Com 75 e 55 toneladas de tração estática e 32 e24,40 m, as embarcações irão aumentar a produtividade do porto, além de proporcionar mais segurança às manobras de atracação e desatracação dos navios graneleiros que operam no local.
Além dos três rebocadores, ainda serão entregues nos próximos meses mais dois comboios fluviais, formandos por 32 barcaças e dois empurradores. Outros 12 rebocadores e dois catamarãs já foram entregues, totalizando 51 embarcações, com investimentos de R$ 403,9 milhões.
Os três rebocadores entregues à mineradora representam investimentos de cerca de R$ 16 milhões por parte da empresa e estão entre as embarcações mais modernas e eficientes que operam nos portos brasileiros.