A boia que compõe o sistema de ancoragem do FPSO OSX-1, unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo e gás da OSX, empresa do Grupo EBX, chegou no último dia 17, vinda de Batam, na Indonésia, ao Rio de Janeiro, onde será utilizada na produção de óleo em Waimea, na Bacia de Campos, pela OGX, empresa de exploração e produção de óleo e gás natural pertencente ao mesmo grupo.
O equipamento possui cerca de 17 metros de altura, 14 m de diâmetro, pesa mais de 700 toneladas e foi trazido pela empresa Big Life, especializada em movimentações de grande porte. A embarcação utilizada no transporte foi a Happy Dover, de 175 m de comprimento e 26 m de largura.
A boia será lançada ao mar e rebocada até o FPSO OSX-1 – navio-plataforma com 271,75 m de comprimento, 46 m de boca, 26,6 m de pontal e 18,2 m de calado – para, posteriormente, ser acoplada e fazer parte do sistema de ancoragem do poço OGX-26. A previsão de produção do poço é de 20.000 barris de óleo por dia ainda em 2011.