A Santos Brasil iniciou as operações, na última quarta-feira, dia 14 de setembro, de dois novos portêineres com capacidade para atender embarcações Ultra Large Containership (ULC) no Tecon Imbituba (SC). Na ocasião, os equipamentos realizaram 248 movimentos para importação e exportação, com descarregamentos de cobre vindos do Chile e carregamentos de cerâmica catarinense.
Os portêineres, adquiridos pela Santos Brasil operam simultaneamente com dois contêineres de 20 pés carregados ou um contêiner de 40 pés carregado. A capacidade do guindaste para contêineres é de 65 toneladas ou até 80 t para operar cargas especiais. Além disso, os equipamentos têm 57 m de lança, podendo alcançar até a 21ª fileira de contêineres de grandes embarcações.
As primeiras operações com os novos portêineres já registraram um aumento de 50% na produtividade para a companhia. “Tínhamos um índice de 30 MPH (movimentos por hora) com os dois guindastes MHC (Mobile Harbor Crane). Agora, obtivemos uma movimentação superior a 45 MPH”, conta Bruno Figurelli, diretor Executivo do Tecon Imbituba.
A Santos Brasil investiu US$ 15 milhões na aquisição dos dois portêineres, que chegaram ao terminal no dia 18 de junho. Clique aqui para ler mais.