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Portêineres chegam ao Tecon Imbituba

Terminal catarinense da Santos Brasil está apto a operar navios ULC
Por Redacción el 20 de junio de 2011 a las 12h31 (atualizado em 28/06/2011 às 10h32)
O Tecon Imbituba (SC), terminal de contêineres administrado pela Santos Brasil, recebeu neste último sábado, dia 18 de junho, dois portêineres capazes de atender as maiores embarcações do mundo, os navios Ultra Large Containership (ULC). Os equipamentos operam simultaneamente dois contêineres de 20 pés ou um contêiner de 40 pés e têm capacidade para operar 65 toneladas para contêineres e 80 t para cargas especiais. Além disso, os equipamentos têm 57 metros de lança, podendo alcançar até a 21ª fileira de contêineres de grandes embarcações. No total, o investimento para a aquisição foi de US$ 15 milhões. Desde que ganhou a concessão do Tecon Imbituba por meio de licitação pública, há três anos, a Santos Brasil vem ampliando e preparando o terminal para receber linhas da Ásia, Europa e Américas. No total, estão previstos investimentos de cerca de R$ 440 milhões. O valor contempla o arrendamento do terminal (contrato de 25 anos com previsão de renovação para mais 25), obras civis para a construção de dois berços de atracação, aquisição de equipamentos portuários para movimentação de contêiner e capacitação de mão de obra local. A primeira fase das obras de ampliação contemplou a liberação de 300 metros de cais, entregues em novembro do ano passado. Até o fim de outubro deste ano, as obras estarão concluídas e o terminal contará com 660 metros lineares de comprimento de cais. Outro investimento que tem como meta trazer competitividade ao terminal foi na área destinada ao Retroporto Industrial de Imbituba, adquirida pela Santos Brasil no final de 2010. Com dois milhões de m², sendo 4,5 km de frente para o trecho já duplicado da rodovia BR 101, o espaço visa apoiar o desenvolvimento sustentável do porto e prevê a instalação de toda a estrutura de suporte à operação como pátio regulador, armazéns, terminal de vazios, bem como a instalação de indústrias que utilizam materiais importados no processo produtivo, indústrias exportadoras, de autopeças, além de montadoras de veículos. Veja mais informações clicando aqui. https://www.tecnologistica.com.br/estrutura/santos-brasil-aposta-em-santa-catarina/ O Porto de Imbituba também passa por uma fase de investimentos do governo Federal, por meio de projetos da segunda fase do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Para este ano, está prevista a dragagem de aprofundamento de 11 para 15 metros de calado e duplicação da via de acesso. Além disso, está prevista a construção da Ferrovia Litorânea, que ligará o Norte de Santa Catarina ao Porto de Imbituba e a Ferrovia Tereza Cristina, que com esta conexão passará a ter acesso à malha nacional. Com a finalização das obras de ampliação do Tecon Imbituba, a chegada dos portêineres e o aprofundamento do calado do porto, o terminal será capaz de receber super navios que operam as principais rotas da navegação internacional. A previsão é a de que o Porto de Imbituba esteja apto para a atracação desta classe de navios, capazes de transportar cerca de 8.600 TEUs, ainda em 2011, beneficiando diretamente os polos industriais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e a cadeia logística do Mercosul. www.santosbrasil.com.br
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