Na última terça-feira (21), o navio Zhenhua #15, da fabricante chinesa de guindastes portuários ZPMC, partiu de Xangai rumo ao Porto de Itapoá, no litoral norte catarinense, carregando quatro portêineres post panamax. Até o final desta semana, um segundo navio, o Zhenhua #22, partirá com onze transtêineres.
Os portêineres são utilizados para carga e descarga dos contêineres no navio. Deslocando-se sobre trilhos, possuem lança levadiça de 55 metros que se estende sobre o navio e têm capacidade de içar até 75 toneladas, podendo movimentar até 50 contêineres por hora. Já os transtêineres são pórticos rolantes em estrutura de portais que se deslocam sobre pneus e são utilizados na movimentação e no armazenamento dos contêineres no pátio. Possuem capacidade de carga de até 50 toneladas, seis posições de altura e seis posições de largura.
A chegada dos navios está prevista para o início de novembro e a descarga dos equipamentos deve durar mais de uma semana. Juntos, os dois fornecimentos somam um investimento de mais de US$ 45 milhões.
Com as obras do cais e da ponte concluídas, pátio com 90% e prédio administrativo com 60% da obra civil, o Porto de Itapoá tem sua inauguração marcada para o dia 22 de dezembro.