A Tereos realizou, em julho, seu maior embarque de açúcar VHP da safra 2024/2025, enviando 60 mil toneladas para o mercado asiático, com destino à Indonésia. A operação ocorreu no Terminal Integrador Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), da VLI, localizado na Baixada Santista, São Paulo, que é um ponto estratégico de exportação no corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica.
Desde 2020, a Tereos e a VLI operam dois armazéns de açúcar, um no Tiplam, com capacidade para 115 mil toneladas de açúcar bruto, e outro no Terminal Integrador de Guará (TIGU), próximo às unidades industriais da Tereos em São Paulo, com capacidade para 160 mil toneladas. O complexo logístico facilita a exportação do volume produzido pela Tereos.
“A eficiência de nossas operações logísticas multimodais e a distribuição estratégica de nossos ativos ao longo de amplos trechos do Corredor Sudeste nos permitem acessar o açúcar captado em Goiás, Minas Gerais e São Paulo e movimentá-lo de forma ágil, eficaz e segura sempre com o objetivo de gerar valor ao negócio dos nossos clientes, contribuindo também com o avanço das exportações brasileiras”, afirma Nicolas Szwako, diretor de Operações do Corredor Sudeste da VLI.
Para o segundo semestre de 2024, a Tereos já planeja novos embarques de açúcar VHP para a Ásia.