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Tecon Rio Grande realiza operação do navio ONE Amazon

Embarcação tem apacidade de 12 mil TEUs, 330 metros de comprimento e 48 m de boca
Por Redacción el 17 de noviembre de 2022 a las 10h05
Tecon Rio Grande realiza operação do navio ONE Amazon

A Wilson Sons, por meio do Tecon Rio Grande (RS) e da sua Agência Marítima, tornou-se no início deste mês uma das paradas do ONE Amazon, da Ocean Network Express (ONE), a sexta maior armadora de contêineres do mundo. Com capacidade de 12 mil TEUs, 330 metros de comprimento e 48 m de boca (largura), a embarcação foi construída em agosto de 2022, em Hong Kong, sendo uma das mais recentes da frota da ONE que traz inovação e sustentabilidade na navegação.

O navio deixou o porto inicial em Busan, na Coreia do Sul, no dia 10 de setembro. Antes de chegar ao Tecon Rio Grande, passou pelos portos de Buenos Aires (Argentina) e Montevideo (Uruguai).

Ao receber o navio ONE, o Tecon Rio Grande, em uma operação integrada com a Agência Marítima da Wilson Sons, salienta que reafirma a sua capacidade de receber e operar os maiores navios que navegam no mundo. O terminal vai movimentou ao todo 1.439 contêineres. Desse total, 673 contêineres cheios foramo carregados no navio, contendo frango congelado, carne suína, couro, fumo, madeira, plásticos, resinas, entre outros produtos. Já o Tecon recebeu 548 contêineres do ONE, contendo eletrônicos, equipamentos esportivos, partes e peças, borracha, embalagens, máquinas, dentre outros itens.

"Estamos muito preparados para diferentes cargas conteinerizadas e auxiliar os clientes em suas necessidades cada vez mais complexas e desafiadoras. Temos uma das instalações mais competitivas na América do Sul. Hoje, somos o terminal mais automatizado do País e estamos prontos para receber e operar os maiores navios do mundo, que transportam diferentes cargas conteinerizadas” diz o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti.

Estrutura

Localizado a 320 km da cidade de Porto Alegre, o Tecon Rio Grande foi, segundo a empresa, o primeiro terminal de contêineres privatizado do Brasil em operação, por meio de uma licitação em 1997. Com conectividade global, é capaz de atender as principais linhas marítimas que conectam o Brasil a importantes mercados internacionais. Atualmente, o terminal de contêineres é considerado o mais automatizado do Brasil.

Ao longo do tempo, o Tecon Rio Grande teve seu cais de atracação triplicado para 900 m. São 735 ml m² de área total, com capacidade estática de 25 mil TEUs, 20 mil m² de armazéns para carga geral e especiais e dez gates totalmente automatizados para a entrada e saída do terminal, além de 2.800 tomadas para contêineres refrigerados (reefer).

O Tecon possui nove Ship to Shore Container Crane (STSs, capazes de operar em navios de até 24 contêineres de largura) e 22 Rubber Tyred Gantry Crane (RTGs), além de dois Mobile Cranes, 12 Reach Stackers e 56 Tratores de Pátio.

Conta ainda com o sistema operacional Navis N4, que realiza a gestão de terminais portuários - atualizado na versão 3.8 recentemente -, e o Teconline, plataforma que atende transportadoras, despachantes, armadores, órgãos anuentes, clientes, agentes de carga, entre outros, na consulta de informações sobre cargas, programação de navios e agendamentos.

“Pensando no futuro, o terminal está sempre comprometido em ir além das soluções em operações portuárias, seguindo em constante aprimoramento e busca de métodos para ampliar suas práticas de Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho”, comenta Bertinetti.

O executivo reforça ainda objetivo de cultivar as raízes a fim de gerar impacto socioeconômico na sociedade, e que a saúde ocupacional é um desses compromissos prioritários. “Um destes processos é o monitoramento de saúde, programa de acompanhamento de enfermidades, no qual as campanhas de prevenção ao câncer de mama representam um cuidado incessante não só para as nossas mulheres colaboradoras como para os homens também.”

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