O novo rebocador da Wilson Sons WS Centaurus, que entrou em operação em junho, passará a integrar este mês a frota de rebocadores que a companhia mantém em São Luís para apoio às operações de atracação e desatracação dos navios de minério de ferro no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira e nos portos de Itaqui e Alumar. Com 91 toneladas de tração estática (TBP), o novo rebocador é o mais potente a operar no Brasil.
“O WS Centaurus irá operar em São Luiz do Maranhão, contribuindo para ampliar a eficiência da frota de 11 rebocadores da Wilson Sons que atuam nos portos da região. A embarcação vai apoiar os navios de grande porte que chegam ao terminal de Ponta da Madeira para movimentação de minério de ferro e demandam rebocadores potentes. Sua atuação também será importante no apoio ao Porto de Itaqui, que registra crescimento de movimentação nos segmentos de agronegócio, com cargas de grãos e fertilizantes e de líquidos, como petróleo e derivados”, explica Márcio Castro, diretor executivo da divisão de Rebocadores da Wilson Sons.
O WS Centaurus é o primeiro de uma série de seis novos rebocadores da companhia, que trazem ao Brasil um conceito inovador. Com projeto Damen RSD 2513, a embarcação conta com novo design de casco que permite uma redução estimada de até 14% nas emissões de gases de efeito estufa, em função de uma hidrodinâmica mais eficiente. As duplas quilhas (twin fin) melhoram a navegação e aumentam a capacidade de arrasto durante as manobras, o que garante a redução do consumo de combustível e, consequentemente, de emissões.
Além disso, as novas embarcações são as primeiras no país a seguirem o padrão IMO Tier III, que promove a redução das emissões de óxidos de nitrogênio em mais de 75%, contribuindo para a melhora da qualidade do ar nos portos onde operam. Este padrão é exigido em algumas regiões da América do Norte e da Europa.
Construído no estaleiro da Wilson Sons no Guarujá (SP), com projeto da Damen Shipyards, o novo rebocador tem notação de classe Escort Tug, é certificado para combate a incêndio e possui 25 metros de comprimento e 13 metros de boca. Outros dois novos rebocadores serão entregues ainda este ano e os demais entrarão em operação ao longo de 2023.