Ibovespa
129.125,51 pts
(1,74%)
Dólar comercial
R$ 5,81
(0,05%)
Dólar turismo
R$ 6,04
(0,05%)
Euro
R$ 6,05
(-0,67%)

DTA Engenharia inicia projeto para a construção do Porto Meridional

Meta é iniciar as operações em três anos; investimento previsto é de R$ 6 bilhões, destinados a obras de infraestrutura e a construção de berços e terminais especializados
Por Redacción el 20 de diciembre de 2021 a las 20h12
DTA Engenharia inicia projeto para a construção do Porto Meridional

O setor portuário deverá ganhar um empreendimento, o porto onshore de Arroio do Sal – denominado Porto Meridional – concebido para atender as demandas da região norte do Rio Grande do Sul, especialmente Porto Alegre, Caxias do Sul e Serra Gaúcha, além do agronegócio.

Em publicação feita no Diário Oficial da União (DOU) no início de 2020, o Ministério da Infraestrutura (Minfra) declarou que o projeto está em total compatibilidade com as diretrizes do Planejamento e Políticas do Setor Portuário. Já em outubro desse ano, a Autoridade Marítima também deu parecer positivo em relação à segurança da navegação e ao ordenamento do espaço aquaviário, não se opondo à construção do complexo marítimo.

DTA Engenharia inicia projeto para a construção do Porto Meridional
Divulgação

O Porto Meridional será 100% privado e deverá entrar em operação em cerca de três anos. Os investimentos devem chegar a R$ 6 bilhões – destinados a obras de infraestrutura e a construção de berços e terminais especializados – e a movimentação anual esperada é de 53 milhões de toneladas, divididas entre contêineres, granéis líquidos e sólidos, fertilizantes e Gás Liquefeito de Petróleo.

A empresa DTA Engenharia foi contratada para desenvolver os projetos de engenharia básica e executiva, e a obtenção do financiamento (funding) para concretização da obra. Isso inclui enrocamentos (conjunto de grandes pedras ou blocos de concreto, que servem de quebra-mar para a obra construída), dragagem, píeres, pontes de acesso, e acessos rodoviários, dutoviários e futura ferrovia.

“É um projeto de relevante interesse público. Sua concepção envolve a mais moderna engenharia portuária mundial para receber navios classe New Panamax, e que irá impulsionar o desenvolvimento sustentado do Rio Grande do Sul, criando empregos, distribuindo renda, valorizando o ser humano e o meio ambiente, e alavancando a economia local”, destaca o presidente da DTA Engenharia, João Acácio Gomes de Oliveira Neto.

 

Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad. Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.
Aceptar
Administrar