A Wilson Sons e a Damen firmaram um acordo para participarem juntas da concorrência para a construção do Navio de Apoio Antártico (NApAnt) da Marinha do Brasil, que substituirá o Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel. A entrega das propostas deve ocorrer até o final deste ano e o anúncio final do vencedor em meados de 2021.
A exigência de nacionalização na concepção do navio é de no mínimo 45% e os investimentos são da ordem de R$ 750 milhões. Caso as empresas vençam a licitação, o navio será construído nos estaleiros da Wilson Sons no Guarujá (SP).
O NApAnt dará apoio à estação brasileira Comandante Ferraz na Antártica, no extremo sul do planeta. O navio terá capacidade para prestar apoio logístico, atendendo aos requisitos específicos de construção demandados, transportando cargas e equipamentos, além de abrigar laboratórios científicos.
“Desde o nosso primeiro trabalho com a Wilson Sons, há 25 anos, tivemos a certeza de ter encontrado um parceiro capaz, competente e comprometido com o Brasil”, diz o diretor da Damen Technical Cooperation, Rutger Dolk. De acordo com o executivo, esse acordo estratégico faz toda a diferença para o sucesso da atuação da companhia no país e proporciona conforto para entregar os navios com a devida qualidade requisitada pela Marinha.
Além da licitação do NApAnt, a Marinha também está analisando a potencial construção de dois Navios de Apoio Hidroceanográficos. Futuras demandas de Navios Patrulhas e Embarcações de Busca e Salvamento também poderão ser objeto de necessidade da Força Naval no médio prazo e estão dentro do escopo do negócio firmado entre as duas empresas.
O diretor executivo dos estaleiros da Wilson Sons, Adalberto Souza, conta que a companhia atuou junto à Damen em 92 projetos ao longo das últimas duas décadas. “Estamos otimistas com estas demandas em virtude da nossa experiência no mercado, da qualidade técnica de ambas as empresas e do histórico de entregas dentro do prazo, sempre seguindo as melhores práticas de engenharia, qualidade e segurança”, afirma.