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Sulnorte investe na construção de dez novos rebocadores

Empresa busca renovar e expandir sua frota acompanhando o crescimento do agronegócio
Por Redacción el 9 de marzo de 2020 a las 14h33

A Sulnorte, empresa de rebocadores controlada pelo Grupo H. Dantas e que atua em doze portos brasileiros, anunciou a aprovação, por parte do Conselho do Fundo de Marinha Mercante, de seu projeto para a construção de dez novos rebocadores portuários.

Serão investidos R$ 321 milhões na construção das embarcações, que acontecerá no Estaleiro Rio Maguari, no estado do Pará. O objetivo da Sulnorte é renovar e expandir sua frota, posicionando-se de maneira a atender as necessidades logísticas decorrentes da expansão do agronegócio brasileiro.

A frota atual da Sulnorte, que presta serviços de atracação e desatracação de navios e reboques oceânicos, é composta por 20 rebocadores próprios. Em sua maioria, eles foram construídos no estaleiro próprio da empresa, localizado em Barra dos Coqueiros, no estado do Sergipe.

Com 75 toneladas de tração estática, os novos rebocadores, do modelo Ramparts 2500, terão 25 metros de comprimento e 12 metros de boca. Eles contam com projeto elaborado pelo engenheiro naval canadense Robert Allan, parceiro da Sulnorte há mais de 20 anos. A expectativa é que o primeiro rebocador seja entregue até abril de 2021 e que o projeto seja totalmente finalizado em quatro anos.

“Temos observado com muito interesse a realização de obras importantes que destravam desafios logísticos, como a conclusão da BR-163. Acreditamos que a mudança geográfica na produção e escoamento do nosso agronegócio, como o Arco Norte do Brasil, começa a gerar grandes desafios associados ao crescente fluxo de exportações. Nesse sentido, acreditamos que a Região Norte representa uma solução logística competitiva para essa nova fronteira e, portanto, é uma importante área potencial de expansão para as operações da Sulnorte”, comenta Luiz Felipe Antunes de Gouvêa, CEO da Sulnorte.

“A aliança com a Sulnorte é fundamental para a nossa estratégia de diversificação que está em curso. Nossos objetivos são diminuir a concentração do mercado de construção naval exclusivamente fluvial, que forma nossa carteira de encomendas, e a entrada no seleto grupo de estaleiros com capacidade para a construção de rebocadores portuários de última geração, inclusive para o mercado externo”, afirma Fabio Vasconcellos, diretor Comercial do Estaleiro Rio Maguari.

“A encomenda dos dez rebocadores coloca definitivamente a Região Norte e, especificamente, o estado do Pará, em destaque no mapa da construção naval brasileira. Além disso, mostra nossa capacidade em atender as demandas interna e externa para esse tipo de embarcação em uma região já tradicionalmente conhecida pela qualidade e pontualidade nas entregas de embarcações fluviais”, complementa Vasconcellos.

“Ainda que a nossa frota esteja totalmente adequada para atender aos contratos e compromissos que temos, observamos mudanças de normativas e crescimento de alguns tipos de embarcações, principalmente os navios de contêineres. Isso tem provocado mudanças nas normas de acesso aos portos, o que exige rebocadores maiores. Assim, precisamos nos adequar às normas para cumprir o regulamento de alguns portos brasileiros. Esse novo projeto vai ao encontro do futuro do setor marítimo”, finaliza Gouvêa.

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