A Veracel Celulose completou, no último mês de setembro, três anos utilizando exclusivamente o sistema de cabotagem para transportar a celulose do Terminal Marítimo de Belmonte (TMB), no Sul da Bahia, para o Portocel, porto especializado no embarque de celulose localizado no estado do Espírito Santo. Desde o início das operações, a companhia informa que o transporte por via marítima só tem apresentado resultados positivos tanto para a empresa quanto para o meio ambiente e para as comunidades da região.
A Veracel produz em média 3.130 toneladas de celulose por dia, que são movimentadas diariamente da fábrica ao terminal de Belmonte. Cada barcaça, quando totalmente carregada, é capaz de transportar 7.242 t de celulose, o equivalente aproximadamente a dois dias e meio de produção da fábrica. “Em 2015, o terminal se tornou apto a operar em sua plena capacidade e, com isso, eliminamos o transporte do produto por rodovias”, explica o coordenador de Logística da Veracel, Erico Campinhos.
De acordo com o executivo, o transporte da celulose por meio de barcaça elimina 380 viagens de carreta pela BR-101. Além disto, o modal reduz a emissão de dióxido de carbono (CO2), evita a sobrecarga das rodovias, oferece mais qualidade no transporte da carga, minimiza riscos de acidentes e possibilita um melhor planejamento das operações logísticas da empresa.
O TMB opera 24 horas por dia e conta com 240 colaboradores habilitados para as atividades. As operações são realizadas pela Companhia de Navegações Norsul, que faz a cabotagem, e pela JSL, que transporta a celulose da fábrica em Eunápolis até Belmonte. Ambas são responsáveis por treinamentos de funcionários, além do manuseio e carregamento da carga. No período de um mês, são realizadas 13 viagens do TMB ao Portocel, onde é feito o desembarque de um total de 94.146 t de celulose.