O Porto de Paranaguá recebeu em maio a importação de 5.419 pedaços de trilhos de trem que serão usados na renovação e modernização da malha ferroviária do Paraná e de todo o Sul do país. As peças, que desembarcaram do navio Rike, vindo da Argentina, foram importadas da Áustria pela Rumo ALL. Pesando cerca de 7 mil toneladas, esse foi o terceiro lote, de um total de 33,8 mil toneladas de trilhos que serão operadas pela empresa no porto, em 2017.
Ainda neste ano, a concessionária espera receber em Paranaguá mais importações de trilhos da Áustria, com 14 mil toneladas, e da Rússia, com 5,8 mil toneladas de trilhos, além de outros lotes. Apenas no Paraná, a Rumo ALL possui 2.039 quilômetros de ferrovia, segundo dados da Ferroeste, que conta com 248 quilômetros de ferrovia.
A importação dos trilhos, que têm 24 metros de cumprimento – o que equivale a dois ônibus alinhados – só é possível devido ao novo layout de operação implementado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). O cais do Porto de Paranaguá foi ampliado em 36% para movimentação de cargas de alto valor agregado.
“O mercado de movimentação de cargas gerais, a exemplo dos trilhos de trem, tem aumentado muito em Paranaguá. Temos que nos atualizar de acordo com as novas necessidades dos clientes, desenvolvendo melhorias que facilitem as operações de cargas diferenciadas”, afirmou o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
Ao todo, 30 mil metros quadrados de novos pátios estão em operação desde o início do ano para o armazenamento de cargas especiais. Nestas áreas estavam localizados antigos armazéns ociosos, utilizados até as décadas de 1970 e 1980 para armazenar cargas de café, mate e madeira.
Agora, estes espaços são usados para operar cargas de maior valor agregado, como carros, ônibus, tratores para construção civil, máquinas agrícolas e peças industriais. Com isso, a movimentação de cargas gerais pelo porto aumentou. De janeiro a abril deste ano, estas operações cresceram 3% em relação ao mesmo período do ano passado. Nestes primeiros quatro meses do ano, foram 2,96 milhões de toneladas – destas, 1,1 milhão de toneladas de importação e 1,86 milhão de toneladas para exportação.