A VLI acaba de colocar em operação, na Ferrovia Norte-Sul (FNS), dois novos equipamentos destinados à manutenção da linha férrea. Trata-se de um caminhão ultrassom e um guindaste ferroviário.
O caminhão, montado no Brasil com peças fabricadas na República Tcheca, permite identificar com maior precisão, por meio de ultrassom, a vida útil dos trilhos, e tem o objetivo de evitar problemas nas ferrovias.
Já o guindaste ferroviário proporciona mais agilidade no atendimento a demandas que envolvam o içamento de vagões, locomotivas ou materiais pesados. O equipamento de fabricação alemã tem capacidade para 225 toneladas e é o maior da categoria em operação no Brasil.
As aquisições fazem parte do Programa de Mecanização de Via Permanente da VLI, que busca ampliar o uso de máquinas em serviços realizados na malha ferroviária administrada pela companhia. As duas máquinas foram recebidas no último bimestre de 2015, juntamente com um caminhão de solda elétrica destinado à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Os valores envolvidos não foram divulgados.
O programa inclui a compra de mais de 60 equipamentos de médio e grande portes entre 2012 e 2018. Durante esse período, a empresa também capacitará colaboradores para operar e manter as novas máquinas.