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Terminal Integrador Pirapora bate recorde de movimentação

Neste ano, mais de 22 mil carretas já foram descarregadas no terminal, uma média de 120 veículos por dia
Por Redacción el 1 de diciembre de 2015 a las 9h21

A VLI alcançou a marca de 1 milhão de toneladas de grãos expedidas neste ano no Terminal Integrador (TI) Pirapora, localizado no norte de Minas Gerais. Entre janeiro e o dia 22 de novembro, data em que esse índice de produtividade foi atingido, 439 trens partiram da unidade transportando as cargas até o Porto de Tubarão, em Vitória. No mês de setembro, O TI, que realiza o transbordo rodoferroviário de soja e milho, já havia batido seu recorde de produtividade anual, superando o volume de 704 mil toneladas acumulado em 2014.

Terminal Integrador Pirapora bate recorde de movimentação
Neste ano, mais de 22 mil carretas já foram descarregadas no TI Pirapora, uma média de 120 veículos por dia. A unidade pode armazenar até 44 mil toneladas de grãos. Além disso, atualmente, toda a estrutura de expedição viabiliza o carregamento de um trem com 45 vagões em, no máximo, quatro horas.

O terminal da VLI vem registrando crescimento nos índices de produtividade. Os resultados positivos foram alcançados após uma série de investimentos feitos pela empresa em conjunto com a reestruturação de processos que tornaram as operações mais eficientes. “Em 2014, consolidamos o processo de remodelação do terminal. Com isso, estabilizamos as operações e já conseguimos focar no trabalho voltado a melhorias contínuas dos processos, aumentando a produtividade e os índices de confiabilidade dos equipamentos”, explica o gerente de Operações do TI Pirapora, Douglas Marques.

Em 2011, entrou em funcionamento no terminal o sistema reverse loop, também conhecido como pera ferroviária, que consiste em um trecho de linha férrea com formato semelhante ao da fruta. Essa estrutura praticamente elimina a necessidade de manobras para embarque de carga, garantindo maior eficiência. Com isso, foi possível reduzir o tempo de permanência dos vagões vazios no pátio de 30 horas para menos de 6 horas.

Já em 2013, foram concluídas obras para capacitação e aumento de produtividade do terminal, que propiciaram a ampliação da capacidade de movimentação de 600 para 1.200 toneladas por hora, ou seja, mais de um milhão de toneladas por ano.

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