A Brado Logística inaugurou oficialmente ontem, dia 8 de março, seu Terminal Intermodal Ferroviário de Américo Brasiliense/Araraquara. Com 242 mil m² de área operacional, o local, instalado em um terreno limítrofe entre os dois municípios do interior paulista, está apto a movimentar, neste primeiro momento, açúcar e celulose. Vale lembrar, porém, que 20 tomadas já estão instaladas para as operações com contêineres refrigerados. A empresa não revela o valor investido para a concepção da unidade.
O diretor-presidente da Brado Logística, José Luiz Demeterco, explica que a nova estrutura faz parte de um corredor desenvolvido pela companhia, que tem origem em Taquari (MT), com destino a Santos (SP). “Hoje, são 1.200 km, mas vamos ampliar para 1.480 km quando começarmos a operar a partir de Rondonópolis (MT)”, diz. A perspectiva é de que em fevereiro de 2013 a ampliação esteja concluída.
O executivo comemora a inauguração. Segundo ele, o terminal amplia a competitividade brasileira no comércio exterior, uma vez que oferece um novo acesso ferroviário ao Porto de Santos. “Trata-se de um modal mais seguro, econômico e sustentável”, salienta. Os equipamentos utilizados na malha reforçam a teoria. “Não temos ativos reformados. As locomotivas são novas e os vagões especialmente desenvolvidos para o transporte de contêineres”, diz. No local, são oferecidos os serviços de transbordo e estufagem e desova de contêineres. O transit time até o porto paulista é de três dias.
De acordo com o gerente Geral de Operações da Brado, Alexandre Bueno, a tendência é reduzir este tempo. “Vamos operar commodities, o que gera ganho de escala, possibilitando que a composição siga direto para Santos, sem escala”, conta. Atualmente, 40 vagões com contêineres por mês escalam a nova estrutura, obrigando uma parada no terminal campineiro da Brado antes de acessar o cais.
Presente à inauguração, o prefeito de Américo Brasiliense, Ademir Gouvêa, comemora a ampliação nos posto de trabalho na região e a contribuição para a renda do município. Além disso, destaca o fato de as empresas locais, agora, terem mais um modal de transporte. Demeterco vai mais além. “Este é um marco na logística brasileira e do interior paulista”, ressalta.