A Ferrovia Centro Atlântica (FCA) anunciou, no dia 23 de janeiro, a conclusão da reforma de 62 vagões-tanque, operação iniciada em fevereiro de 2011 em parceria com a companhia Ipiranga, que demandou investimentos de R$ 1,5 milhão.
Segundo Alexandre Ítalo, gerente de Processos e Projetos da FCA, as últimas 15 unidades modernizadas foram entregues no mês de dezembro. Os vagões serão utilizados no transporte de álcool, gasolina e diesel para a Ipiranga, no trecho que liga Candeias (BA) a Montes Claros (MG). Ao todo, os equipamentos irão carregar um volume de cerca de 8 mil toneladas de combustíveis por mês.
O trabalho envolveu a adoção de mecanismos de proteção especiais, aplicados para o transporte de produtos inflamáveis, como a aplicação de engates antitombamento do tipo Double Shelf, um dispositivo que faz com que o vagão permaneça de pé mesmo em caso de descarrilamento da composição.
Os investimentos no projeto incluíram, além dos trabalhos nos vagões, a modernização da oficina da FCA em Alagoinhas (BA), onde os serviços foram realizados. O local passou por uma revitalização que envolveu a reforma da caldeira e da área de desgaseificação dos tanques, um procedimento de segurança para eliminar vapores inflamáveis e partículas sólidas.
De acordo com Ítalo, novos trabalhos de modernização devem ser realizados ainda este ano. “A reforma de novos vagões já está sendo estudada para 2012”, diz. Segundo o executivo, as novas operações têm como objetivo atender à alta demanda do transporte de combustíveis na região.