Expansão da malha da ALL atrai investidores para o setor ferroviário
A Seara, companhia que atua no segmento de comercialização de cereais para o mercado interno e para exportação, iniciou, em fevereiro, as obras de um novo terminal na malha ferroviária da ALL – América Latina Logística na cidade de Itiquira, no estado do Mato Grosso.
O novo terminal graneleiro intermodal para o transbordo de soja, milho, sorgo e farelo destinados à exportação custará R$ 40 milhões e a empresa aposta nos ganhos de rentabilidade com a adoção de uma logística com base ferroviária na Malha Norte da ALL. O empreendimento deve entrar em operação em agosto de 2011 e terá capacidade estática de 100 mil toneladas. A movimentação estimada é de 2,5 milhões de t ano.
De acordo com o diretor de logística da Seara, Jorge Yoshii, o projeto beneficiará não só a logística da empresa, mas toda a região. “O terminal irá viabilizar o escoamento por meio do modal ferroviário, melhorando o resultado da operação e diminuindo o tráfego de caminhões para os principais portos de grãos do país”, explica o executivo. “Além disso, irá trazer competitividade a todos os produtores do Mato Grosso e da região norte do Mato Grosso do Sul”, completa.
A Malha Norte da ALL passa, desde 2009, por obras de expansão que ligarão o Alto Araguaia a Rondonópolis – uma ampliação de 260 quilômetros de extensão orçada em R$ 700 milhões.