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Dow adota transporte ferroviário e prevê redução de até 45% nas emissões anuais de carbono

Empresa anuncia que projeto intermodal permitirá expansão para novas regiões
Por Redacción el 12 de febrero de 2025 a las 7h36
Dow adota transporte ferroviário e prevê redução de até 45% nas emissões anuais de carbono
Foto: Divulgação
Foto: Divulgación

A Dow anunciou a implementação de um projeto de transporte intermodal que inclui, pela primeira vez no Brasil, o uso de ferrovias para movimentação de insumos. A iniciativa faz parte da estratégia de descarbonização da companhia, que tem a meta de reduzir as emissões líquidas de carbono em 5 milhões de toneladas até 2030, em comparação com 2020.

Na primeira fase do projeto, o transporte ferroviário será utilizado para deslocar contêineres do Porto de Santos até a planta da Dow em Hortolândia e o armazém da empresa em Paulínia, no interior de São Paulo. O modelo logístico foi estruturado em parceria com as empresas MRS Logística, Contrail Logística e DP World Brasil.

O transporte será realizado em um sistema integrado. Os contêineres desembarcam no terminal marítimo da DP World Brasil no Porto de Santos e passam pelo desembaraço aduaneiro na DSV – Global Transporte e Logística. Em seguida, são movimentados pela ferrovia operada pela MRS Logística até o Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU), onde são transferidos para veículos da Contrail Logística e enviados aos destinos finais.

Segundo Bruno Goya, Diretor de Transporte Rodoviário, Armazéns e Intermodalidade da Dow para a América Latina, a intermodalidade permite escolher a alternativa mais adequada para cada trecho, considerando velocidade de entrega e impacto ambiental. “A intermodalidade permite usufruir do melhor de cada um dos modais, escolhendo a opção mais vantajosa para cada trecho de acordo com a velocidade na entrega e a sustentabilidade”, afirmou.

Impacto Ambiental e Logístico
O projeto prevê a redução de até 45% das emissões anuais de CO₂ da Dow nas rotas selecionadas. Além dos benefícios ambientais, a iniciativa também contribui para a eficiência logística e a segurança no transporte. “Além das vantagens em termos de sustentabilidade, o modal ferroviário proporciona benefícios adicionais, como um custo logístico competitivo e a diminuição nos riscos de ocorrência de incidentes no transporte’’, destacou Goya.

Atualmente, o modal ferroviário responde por aproximadamente 27% do transporte de cargas no Brasil. De acordo com Marco Dornelas, Gerente Comercial de Carga Geral na MRS Logística, o segmento de contêineres tem sido uma das principais frentes de crescimento da empresa. “O transporte ferroviário reduz custos logísticos, diminui significativamente a gestão de prestadores de serviços, já que um trem, em média, transporta o equivalente a 40 caminhões, aumenta a segurança operacional e contribui para a sustentabilidade”, explicou Dornelas.

Expansão e Novas Fases
O projeto está alinhado à estratégia da Dow para reduzir emissões no escopo 3, que representa aproximadamente 70% da pegada de carbono da empresa. A expectativa é de que a iniciativa seja ampliada para novas rotas após a fase inicial. As fases 2 e 3 do projeto preveem a expansão para as regiões de Jacareí e Jundiaí, no interior paulista.

Ainda em 2025, a empresa pretende disponibilizar essa alternativa para clientes interessados, buscando ampliar a competitividade e o volume de negócios por meio da intermodalidade.

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