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LDC amplia infraestrutura com terminal de transbordo de açúcar em Pederneiras

Nova estrutura ferroviária aumentará competitividade no escoamento ao Porto de Santos
Por Redacción el 25 de noviembre de 2024 a las 7h25
LDC amplia infraestrutura com terminal de transbordo de açúcar em Pederneiras
Foto: Divulgação/LDC
Foto: Divulgación/LDC

A Louis Dreyfus Company (LDC) está investindo na construção de um terminal de transbordo de açúcar em Pederneiras (SP). O empreendimento contará com um armazém com capacidade estática para 90 mil toneladas e um fluxo operacional de recebimento e expedição de 500 toneladas por hora. O novo terminal permitirá que usinas do Centro-Sul do país escoem sua produção de açúcar ao Porto de Santos pelo modal ferroviário, oferecendo uma alternativa ao transporte rodoviário, que atualmente é predominante na região.

Segundo João Paiva, Diretor Global de Portos e Hidrovias da LDC, o terminal proporcionará "uma opção de frete mais competitiva e uma alternativa logística às usinas". Ele destacou também a eficiência operacional do novo ativo, que utilizará a experiência adquirida no terminal de grãos já existente no local.

Sinergia operacional e aumento de capacidade
O terminal de Pederneiras operará em conjunto com o Terminal Exportador de Açúcar do Guarujá (TEAG), onde a LDC atua em parceria por meio de uma joint venture. A companhia prevê que a nova operação aumentará em um milhão de toneladas a capacidade anual de açúcar transportado por ferrovia, otimizando custos e ampliando o volume movimentado.

Operação integrada

A LDC já utiliza o terminal intermodal de Pederneiras há quase 20 anos para o transporte de grãos, conectando os fluxos hidroviário e ferroviário. Com o início da operação do açúcar, será possível ampliar o uso diário de composições ferroviárias com 80 vagões, otimizando os custos logísticos e aumentando a eficiência do transporte ao Porto de Santos.

Conclusão prevista para 2025
O novo terminal deve ser concluído em meados de 2025. A LDC espera que a ampliação da infraestrutura logística contribua para o aumento de sua competitividade, maior participação de mercado na região produtora do Centro-Sul e expansão dos volumes comercializados.

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