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Renovação de ferrovia pode elevar em 80% fluxo de carga em corredor que percorre DF, Goiás, Minas e São Paulo

Corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica liga regiões produtivas de vários estados a terminal portuário da VLI na Baixada Santista
Por Redacción el 14 de noviembre de 2024 a las 9h46
Renovação de ferrovia pode elevar em 80% fluxo de carga em corredor que percorre DF, Goiás, Minas e São Paulo
Foto: Divulgação / VLI
Foto: Divulgación / VLI

A renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica poderá gerar fortes impactos positivos ao longo da malha ferroviária que percorre o Distrito Federal e os estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, para fluxos de importação e exportação na Baixada Santista. Trata-se do Corredor Sudeste da FCA, que, com base nos estudos de demanda atualizados, terá um aumento estimado de 80% no volume de cargas movimentadas, envolvendo produtos como grãos, fertilizantes, açúcar, entre outros.

Para a renovação da FCA, são estimados cerca de R$ 10,5 bilhões em investimentos no Corredor Sudeste. O aporte contempla aquisição de material rodante, manutenção e melhorias da malha e obras de resolução de conflitos urbanos.

"O Corredor Sudeste da VLI atende regiões de alta produtividade e essenciais para a economia brasileira. Os investimentos realizados em um novo ciclo da concessão da FCA viabilizarão uma malha ferroviária ainda mais moderna, além da aquisição de vagões e locomotivas para transportar o crescimento de volume esperado para os estados da área de influência do Corredor", afirma Fábio Marchiori, CEO da VLI.

Entre os fluxos de carga que terão aumento, segundo o estudo de demanda atualizado, estão grãos, fertilizantes, açúcar e produtos siderúrgicos.

O Corredor Sudeste tem como ponta de fluxos de importação e exportação o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita, da VLI. O terminal é referência em eficiência no Porto de Santos e, no último ano, movimentou mais de 13 milhões de toneladas.


Renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica

A proposta, que segue em análise pelo órgão regulador, passou por uma série de audiências públicas em seis estados (Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal). As audiências tiveram ampla participação de representantes de governos e da sociedade civil e tom majoritariamente favorável à renovação, o que reforça ainda mais a robustez e a fundamentação técnica da proposta para um novo ciclo de concessão. Todos os pleitos recebidos serão analisados pelo órgão regulador. A renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica vai gerar R$ 29 bilhões em investimentos, sendo R$ 24 bilhões aplicados na própria malha e cerca de R$ 5 bilhões em outorgas e compensações. A expectativa é de gerar 10 mil empregos.

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