Santa Catarina está prestes a passar por uma transformação significativa em sua infraestrutura de transporte, com dois projetos ferroviários de grande porte que visam impulsionar o agronegócio e melhorar a logística de escoamento de mercadorias no estado. Com um investimento estimado em R$ 12 bilhões, essas obras estão em fase final de projeto e prometem conectar regiões estratégicas, favorecendo tanto o desenvolvimento regional quanto a competitividade no mercado nacional e internacional.
O primeiro projeto envolve a construção de um corredor ferroviário de 319 km, que ligará Chapecó, no oeste catarinense, a Correia Pinto, no Planalto Serrano. O segundo projeto, conhecido como Ferrovia Interportos, conectará Araquari a Navegantes, em um trajeto de 62 km, facilitando o transporte entre os complexos portuários de São Francisco do Sul e Itajaí. Os estudos para ambas as obras estão em fase final de elaboração e têm conclusão prevista para os primeiros meses de 2025.
A ferrovia Chapecó-Correia Pinto: impulsionando o agronegócio
O projeto de 319 km entre Chapecó e Correia Pinto é uma aposta estratégica no agronegócio catarinense. Ao conectar o oeste do estado, uma das regiões mais produtivas em termos de agropecuária, ao Planalto Serrano e ao litoral, a ferrovia permitirá o escoamento mais eficiente da produção agrícola, reduzindo os custos logísticos e aumentando a competitividade dos produtos catarinenses. Estima-se que a obra será um fator crucial para consolidar Santa Catarina como um dos principais polos de exportação agrícola do país.
Esse projeto, iniciado em 2022 com um investimento de R$ 28,2 milhões apenas nos estudos iniciais, é considerado uma das maiores iniciativas de infraestrutura do estado. O objetivo é que, com essa obra, Santa Catarina amplie significativamente sua capacidade de exportação, beneficiando diretamente os produtores rurais e os setores de alimentos e bebidas, que já desempenham um papel importante na economia local.
Ferrovia Interportos: conectando Araquari e Navegantes
O segundo grande projeto, a Ferrovia Interportos, será responsável por conectar os complexos portuários de São Francisco do Sul e Itajaí, melhorando o fluxo de mercadorias entre os dois maiores portos catarinenses. O trajeto de 62 km entre Araquari e Navegantes foi pensado para otimizar o transporte de cargas, reduzindo o tempo de deslocamento e os custos logísticos, o que deve impactar positivamente o setor de exportações do estado.
A obra foi contratada em 2022 por R$ 7,2 milhões para a fase de estudos e tem um custo estimado de US$ 300 milhões para a construção. A expectativa é que, com essa nova ligação ferroviária, o estado de Santa Catarina fortaleça ainda mais sua infraestrutura portuária, atraindo novos investimentos e aumentando sua competitividade no cenário global.
Investimentos e desafios para o futuro logístico de Santa Catarina
A conclusão dessas duas ferrovias é vista como uma oportunidade única para Santa Catarina se consolidar como um importante polo logístico e exportador no Brasil. Além de melhorar o escoamento da produção agropecuária, os novos corredores ferroviários facilitarão o transporte de mercadorias entre as regiões do estado e os principais portos, tornando as exportações catarinenses mais ágeis e competitivas.
No entanto, o desafio não se restringe apenas à construção das ferrovias. O governo estadual também está em busca de recursos e investidores, tanto nacionais quanto internacionais, para viabilizar a execução dos projetos. A expectativa é que os projetos estejam totalmente prontos até o início de 2025, mas ainda há preocupações quanto ao cumprimento dos prazos e à qualidade das obras, aspectos essenciais para garantir que os investimentos tragam os retornos esperados.
Apesar dos obstáculos, os benefícios potenciais são claros. Com a conclusão desses projetos, Santa Catarina estará em uma posição privilegiada para atrair novos investimentos, expandir suas atividades comerciais e fortalecer ainda mais sua economia, especialmente no que diz respeito ao agronegócio e ao setor portuário. A construção dos corredores ferroviários marca um passo importante rumo a um futuro mais integrado e competitivo no estado.