Ibovespa
126.922,11 pts
(-0,99%)
Dólar comercial
R$ 5,81
(0,75%)
Dólar turismo
R$ 6,04
(0,60%)
Euro
R$ 6,09
(-0,27%)

Transporte de cargas na Ferrovia Norte-Sul aumenta 18% em 2022

Volume movimentado pela VLI passou de 12,7 milhões de toneladas para 15 milhões de toneladas
Por Redacción el 28 de abril de 2023 a las 9h12
Transporte de cargas na Ferrovia Norte-Sul aumenta 18% em 2022
Foto: Divulgação/VLI
Foto: Divulgación/VLI

A VLI registrou aumento em 18% no volume de cargas transportado pela Ferrovia Norte-Sul (FNS), que é considerado um importante corredor para escoamento da produção do agronegócio brasileiro através do sistema portuário de São Luís (MA). A movimentação subiu de 12,7 milhões de toneladas em 2021 para cerca de 15 milhões de toneladas em 2022.

A VLI é responsável pela concessão do tramo norte da FNS e atende aos clientes da região, com cargas como grãos, combustíveis, minerais e celulose.

“A estabilidade operacional permite o crescimento dos volumes movimentados no Corredor Norte ano a ano, o que também demonstra a confiança dos clientes da VLI nos serviços que ofertamos por meio do nosso sistema logístico integrado”, afirma o diretor de Operações do corredor, Daniel Schaffazick.

LEIA TAMBÉM: Anvisa e ABOL discutem implementação da RDC 653; associação diz que norma requer calibrações

Com capacidade de movimentar 600 mil toneladas por ano, em especial soja e milho provenientes do Maranhão, Pará e Piauí, um dos destaques de 2022 no corredor logístico foi a entrada em operação do Terminal Integrador de Porto Franco (TIPF) no Maranhão.

Expectativas para 2023
Para este ano, a empresa avalia com boas perspectivas as safras de soja e milho e a inauguração oficial do novo corredor de fertilizantes do Arco Norte brasileiro, fruto de uma parceria entre a VLI e a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi). A operação liga o terminal da Copi, no Maranhão, ao Terminal Integrador de Palmeirante, da VLI, no Tocantins.

Para o projeto, a empresa investiu R$ 200 milhões, com capacidade inicial de movimentação de 1,5 milhão de toneladas ao ano. A partir do Terminal de Palmeirante, os insumos atenderão aos produtores situados numa área que abrange os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além de Tocantins, Maranhão e do Distrito Federal.

Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad. Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.
Aceptar
Administrar