A VLI assinou um contrato para aquisição de nove locomotivas modelo ES-43BBI da Wabtec, que irão se juntar à frota premium da companhia para o transporte de cargas na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Para fechar o negócio nesta terça-feira (28), a empresa investiu aproximadamente R$ 200 milhões. A previsão é de que as primeiras locomotivas sejam entregues em até 18 meses.
A aquisição visa atender ao aumento da demanda por transporte de cargas no corredor Centro-Leste da companhia, por onde insumos e produtos da indústria siderúrgica, do agronegócio, carvão, fertilizantes, combustível e celulose são escoados em direção ao sistema portuário do Espírito Santo. Um exemplo disso, é a recente operação de transporte de celulose solúvel para a LD Celulose, em um contrato que prevê a movimentação de 500 mil toneladas anuais do material, produzido no Triângulo Mineiro, até o porto de Barra do Riacho (ES).
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Sobre as locomotivas
A ES43BBi é uma locomotiva heavy-haul projetada especialmente para ferrovias de bitola métrica. Equipada com o motor EVO 4,500GHP de 12 cilindros, sistema de tração AC de tecnologia avançada com controle individual por eixo e truques robustos e articulados, a ES43BBi foi projetada para garantir o máximo desempenho mesmo em rampas íngremes, túneis apertados ou vias com curvas acentuadas. O equipamento foi otimizado para trabalhar nas condições climáticas brasileiras. Ele conta com o sistema Air-to-Air, que aumenta a eficiência da refrigeração do motor diesel, e com dois sopradores que garantem o fluxo de ar aos oito motores de tração em todas as condições de operação. Adicionalmente, tem baixo custo de ciclo de vida e, graças à sua eficiência energética, tem um menor nível de emissões, longos períodos entre revisões e dispõe, ainda, de uma preparação para integração com soluções de software, com potencial de aumentar ainda mais a eficiência e a segurança, otimizando a condução dos trens.